Dia C de Cooperar no Ceará teve ações solidárias em evento online repleto de atrações

Realizada no sábado (3/7), data em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, a live “Culminância do Dia C de Cooperar” do Sistema OCB-CE promoveu encontro de pessoas com objetivos comuns: celebrar a cooperação, ajudar o próximo, espalhar esperança. A transmissão, iniciada às 10h, somou 662 visualizações, teve 75 likes e mais de 500 comentários no chat ao vivo. 

 

O Dia Internacional do Cooperativismo, no primeiro sábado do mês de julho, mostra há 12 anos um Brasil vestido de solidariedade, chamando atenção da sociedade para um de seus mais consagrados princípios: o interesse pela comunidade. É a culminância do Dia C – Dia de Cooperar. Além das ações contínuas das cooperativas, a data destaca a força do voluntariado característico do movimento, unindo cooperativas, comunidade, parceiros, empregados e cooperados. E o Dia C 2021 veio com força total.  

 

Até o início de julho foram contabilizadas 1.295 iniciativas inscritas em todo o país, beneficiando mais de 130 mil pessoas e envolvendo o trabalho voluntário de quase um milhão de trezentas mil pessoas. No Ceará, 26 cooperativas inscreveram-se no Site do Dia C em 2020, com o envolvimento de 837 voluntários. Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, a participação teve significativo incremento. Na edição em questão, mais de 82 mil pessoas foram beneficiadas no em todo estado. Para ajudar na contabilização dos dados de 2021, acesse https://diac.somoscooperativismo.coop.br/inscricao e inscreva a ação de sua Cooperativa. 

 

Erradicando a fome 

A presente edição focou, especialmente, no segundo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - ODS 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável, que visa a mitigar a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.  

 

Uma programação especial 

Apresentada pela jornalista Carla Soraya, a live ressaltou o conjunto de ações de combate à fome, entre elas o reaproveitamento alimentar, com as dicas de receitas saudáveis e de baixo custo que evitam desperdícios. A nutricionista Greyce Braga, da Unimed Fortaleza, abrilhantou a “Cozinha do Dia C”, com a receita de uma deliciosa sopa de legumes 100% aproveitável. Em seguida, a também nutricionista Adla Torres, da Unimed Ceará, presenteou o público com uma receita regional de creme de frango com milho, “super fácil e econômica”.  

 

A transmissão contemplou exercícios físicos, sob a orientação da treinadora e personal trainer Núbia Lopes, convidada da Coopen, que ensinou movimentos práticos para uma atividade eficiente, sem a necessidade de sair de casa. Ao público já recuperado ou em recuperação do coronavírus, o fisioterapeuta da Unimed Ceará Marcos Felipe Genuca apresentou exercícios respiratórios que auxiliam na recuperação da doença, que afeta principalmente os pulmões dos acometidos. 

 

E mais atrações! 

Além da apresentação da campanha de doação de alimento ao projeto “Amigo dos Pobres” da Comunidade Católica Shalom, pelos colaboradores do Sistema OCB Ceará, a COOPANEST (Cooperativa dos Anestesiologistas) apresentou a campanha “Corrente do Bem”, que promove ações de auxílio a pessoas em situação de risco durante a pandemia. A Dra. Larissa Gurgel, da Coopen (Cooperativa dos Enfermeiros), contribuiu com um elenco de cuidados e observações especiais voltadas à saúde mental, nesses tempos de covid-19. Os idosos foram destaque por meio do programa “Memória Viva”, com a contação de histórias de suas vivências. As doutoras Júlia Carvalho e Lena Cabral, do Sicredi Ceará Centro Norte, apresentaram pormenores do Curso de Cuidadores de Idosos da cooperativa.  

 

Finalizando a manhã de muita alegria e cooperação, a Uniodonto apresentou o projeto social “Sorrindo Para o Futuro”, animado por um teatro de bonecos; a Unidental trouxe ao palco virtual o cantor Alexandre Nunes; e, finalizando, tivemos a exibição de uma mensagem de profunda significação: “Quem cultiva a semente do amor, segue em frente e não se apavora”.

 

“Esperamos ter contribuído efetivamente para um Dia C mais próximo das pessoas, mais rico de solidariedade, mostrando à sociedade a força do cooperativismo, especialmente nesses tempos de crise, quando o alimento necessário escasseou e os cuidados para o enfrentamento à doença se tornam prioridade. Dia C é todo dia, Cooperativismo é o melhor para todos”, explica o presidente do Sistema OCB-CE, Nicédio Nogueira.  

 

Confira a Live na íntegra AQUI.