Dia de Cooperar realiza mais de três mil atendimentos gratuitos na Praça do Ferreira

Evento realizado sábado (06/7) reuniu 13 cooperativas, 10 instituições parceiras e diversos artistas locais e nacionais. Uma manhã de serviços para comprovar a força do Cooperativismo junto à comunidade.

O dia amanheceu sob ameaça de chuvas, mas logo o sol se fixou no céu para dar ainda mais brilho ao Dia C em Fortaleza. E o evento cumpriu o seu objetivo de colocar em prática os valores e os princípios do cooperativismo local por meio de programas direcionados ao desenvolvimento social da comunidade. O Dia de Cooperar sensibilizou, mobilizou e convergiu os esforços de 13 cooperativas e 10 entidades parceiras. Mais de 400 voluntários em ação realizaram quase 3.500 atendimentos à população (do corte de cabelo à emissão de bilhete único, da degustação de produtos da agricultura familiar à cadastro de empregos).

Com a palavra, o Diretor-Executivo do Sistema OCB, José Aparecido dos Santos. “A 10ª edição do Dia de Cooperar C correspondeu plenamente às expectativas de todos nós que fazemos o Sistema no estado do Ceará. Não apenas pelo número de atendimentos, mas pelo bom público que foi assistir aos espetáculos de muita qualidade, com humor e muita música, sem falar da prática de atividade física com o pessoal da melhor idade”. Para ele, o Dia C 2019 “foi um dos melhores até agora”.

Apresentações culturais e exercícios físicos

A primeira atração artística encheu de sons e repentes a Praça do Ferreira. A dupla Guilherme Nobre e Zé Vicente foram acompanhados pelo público no refrão “Quer ir mais eu? Vamos! Quer ir mais eu? Vambora!” Logo após, o subtenente Araújo do Corpo de Bombeiro fez os 100 atletas do Projeto Saúde Viva a Vida, de Guaíba, dançarem com muita alegria e disposição ao som do DJ Kell Costa. “O objetivo do grupo, por meio da dança e dos exercícios físicos, é conquistar mais qualidade de vida, fazendo atividades continuadas”, esclareceu Araújo.

O sambista e compositor Carlinhos Palhano abrilhantou a manhã com sua musicalidade e simpatia; cantou composições próprias, falando dos bairros de Fortaleza e das antigas lojas do Centro da Cidade. Teve também as apresentações de Ana Talyta e Fernanda Kelly, jovens aprendizes do Instituto Unimed Fortaleza, e Alexandre Nunes, ex-participante do The Voice Kids, interpretando músicas sertanejas bem conhecidas do público, que o acompanharam. O encerramento ficou por conta da alegria e imitações de João Cláudio Moreno, humorista piauiense com mais de trinta anos de carreira; o público acompanhou o artista em várias composições de Luiz Gonzaga; momento de muitas risadas e interação com quem foi à Praça do Ferreira.

Comunidade fortalezense atendida

Entre os serviços prestados na manhã de sábado, destaque para as sessões de massoterapia, as informações nutricionais, higiene bucal, educação financeira, sustentabilidade ambiental e medição de pressão e glicemia. Teve ainda a solicitação de aquisição de credencial para pessoas idosas e pessoas com deficiência, pela AMC, e cadastro de emprego pelo IDT.

Quem foi à Praça gostou

Para a comerciária Camila da Silva, a festa na praça estava bonita, mas os serviços ofertados pelas cooperativas e parceiros do Sistema OCB-Sescoop/CE foram mesmo o ponto alto. Antônio Nunes, garçom que trabalha na Rua Castro e Silva, de passagem pela Praça, aproveitou a gratuidade dos serviços e a degustação de rapadura oferecida pela cooperativa Agropecuária Cooperai.“Nunca comi rapadura de coco tão gostosa quanto essa.”

Para a Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop Emília Leite, “o Dia C foi um sucesso”. Afirma que foi um dos anos com o maior número de voluntários, 428, muito bem engajados e com atrações diversificadas, atendendo a todos os públicos. “Foram atendidas, enfim, as expectativas que se tinham para esse ano”.

Nires Romero, integrante do conselho administrativo e fiscal da Unidental, destaca que o Dia de Cooperar já é um marco no calendário anual no Brasil e no Ceará. “Fazer parte desse sentimento de cooperação é demais importante para aqueles compõem a Cooperativa, servindo como voluntários”. Ela conta que a novidade em 2019 foi a participação de alunos do 1º semestre de Odontologia da UniAteneu, que colaboraram na ação de saúde bucal sob a supervisão da Dra. Manuela Grangeiro.  Junto desse atendimento, eles doaram kits de higiene bucal e também trouxeram ao palco do Dia C o cantor Allexandre Nunes.