NOTÍCIAS
14/11/2024
O cooperativismo do Ceará celebrou, na noite de ontem (13), a certificação de 28 novos especialistas em Gestão de Cooperativas. A cerimônia, realizada em Fortaleza, marcou a conclusão de um curso promovido pela Escola Superior do Cooperativismo (Escoop) em parceria com o Sistema OCB/CE.
O evento contou com a presença de Nicédio Nogueira, presidente do Sistema OCB/CE, e participações virtuais de José Máximo Daronco, diretor-geral da Escoop, Paola Richter Londero, coordenadora de pós-graduação, e Arthur Martins Andrade, analista de desenvolvimento cooperativista com foco em pós-graduação. Representando os formandos, Allana Wanderley Cirilo, oradora da turma, destacou a relevância da especialização para o fortalecimento das cooperativas.
Com 378 horas de formação distribuídas em 23 módulos, o curso incluiu uma missão técnica no Rio Grande do Sul, onde os participantes vivenciaram práticas avançadas de gestão cooperativa. A turma contou com representantes de 10 cooperativas de segmentos como saúde, crédito e trabalho, além de colaboradores do Sistema, destacando-se por alinhar práticas de governança aos princípios do cooperativismo e à responsabilidade socioambiental.
A especialização, que nasceu de uma demanda do Comitê de Mulheres do SESCOOP/CE, é a quinta pós-graduação subsidiada pelo Sistema OCB/CE, consolidando o Ceará como referência na formação de líderes para o setor. Durante a cerimônia, foram entregues os certificados aos formandos, marcando um importante passo para o avanço do cooperativismo no estado.