2º Prêmio Cooperativismo Cearense de Jornalismo anunciou vencedores na noite de quinta-feira (25/10)
Uma solenidade de muito ensinamentos, o testemunho de experiências bem-sucedidas de quem vive o Cooperativismo em sua essência. As falas das jornalistas responsáveis pelas matérias vencedoras corroboraram a exposição do palestrante, comprovando a efetividade deste movimento de inclusão social que faz a diferença na vida de milhares de cearenses, de milhões de brasileiros, de bilhões de pessoas em redor do mundo. Auditório do Sistema OCB lotado de cooperativistas, colaboradores, pessoal de imprensa, demais convidados.
“Parabéns aos participantes do Prêmio pela excelente qualidade das reportagens. Todos são vencedores. Em nome das empresas que dão brilho ao Cooperativismo cearense no dia-a-dia, o nosso muito obrigado. Saiamos daqui hoje mais ricos em conhecimento”, palavras do presidente do Sistema OCB-SESCOOP/CE, João Nicédio Nogueira, na abertura dos trabalhos. “A sociedade precisa conhecer o Cooperativismo. Por isso, o meu abraço fraterno nos profissionais do jornalismo que se dispuseram a falar sobre o nosso movimento. A organização está de porta abertas para recebê-los sempre”, completou o superintendente, José Aparecido dos Santos.
Aos apoiadoras e patrocinadoras
“O nosso muito obrigado à Uniodonto Fortaleza, ao Sistema Unimed Ceará e ao Sicredi Ceará Centro Norte pela parceria na viabilização dos Prêmios Destaque Acadêmico – Universitário, Jornalismo Impresso e Telejornalismo, e também ao SICOOB Ceará pela vinda a Fortaleza do presidente Joãozinho. O sucesso do 2º Prêmio Cooperativismo Cearense de Jornalismo passa por vocês”, ressaltou o presidente Nicédio.
“Crescimento do setor produtivo passa por uma cooperativa e transforma realidades”, tema de 2018, foi pensado pela Direção do Sistema OCB/CE e Coordenação do Prêmio tendo em vista à difusão dos Conceitos Cooperativistas para o grande público, mostrando na prática o poder de transformação – financeira e social – proporcionado pelas cooperativas no contexto em que estão inseridas. As matérias apresentadas foram fiéis ao tema, revelaram os inúmeros benefícios que o sistema propõe, fortalecendo cada vez mais a imagem de um modelo econômico inclusivo e sustentável.
O caso Saromcredi - superação!
A palestra do fundador e atual presidente do SICOOB Saromcredi (Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de São Roque de Minas Ltda.), João Carlos Leite – o Joãozinho, foi rica em aprendizado. Abordou a crença no trabalho cooperado, na união de pessoas em prol de um objetivo comum. Joãozinho detalhou a depressão econômica e social vivida pela cidade de São Roque (na rica região da Serra da Canastra) e o caminho até a fundação e o sucesso da cooperativa de crédito. A história ficou conhecido como o “Milagre de São Roque de Minas”. Após muita persistência, idas e vindas, a Saromcredi encontra seu caminho e torna-se um exemplo, comprovando o poder transformador do Cooperativismo, que precisa de pessoas para dar certo.
“A força do Cooperativismo como agente de transformação está totalmente atrelada à experiência que tivemos em São Roque. Sair da condição de um município paupérrimo como era e ser hoje o que somos, é motivo de muito orgulho, tudo graças à cooperação, às pessoas. Cooperativismo é felicidade”, ensinou. O palestrante também salientou a importância do cuidado social para o crescimento das cooperativas. “Não existe cooperativismo sem responsabilidade social, intrínseca aos nossos princípios e valores”.
O ponto alto da noite
“Escolher um vencedor entre tantos trabalhos de qualidade é tarefa das mais árduas”, confessou o presidente Nicédio. “Mas, temos que escolher um entre os concorrentes de altíssimo nível”. E os vencedores do 2º Prêmio Cooperativismo Cearense de Jornalismo foram então anunciados.
O Destaque Acadêmico – Universitário (Prêmio Uniodonto) foi para a aluna do curso de jornalismo da UNI7 (Universidade 7 de setembro), Vitória Yngrid Jesus de Sousa, que concorreu com o trabalho “Mulher Cooperada: a importância do papel feminino no cooperativismo”.
Na categoria Jornalismo Impresso (Prêmio Sistema Unimed Ceará), o Diário do Nordeste saiu-se vencedor pelo segundo ano consecutivo. Em 2018, o jornal concorreu com uma série de reportagens intitulada “Cooperativismo: modelo que transforma”, produzida pelas jornalistas Yohanna Lara Barros e Ingrid Coelho.
O Telejornalismo (Prêmio Sicredi Ceará) teve por vencedora a equipe da TV Assembleia, sob a coordenação da jornalista e produtora Suely Frota. A emissora concorreu com a série de reportagens “Cooperativismo: unindo forças, transformando realidades”.