Atitude de cidadania: “Reconstruir melhor juntos” é o tema do DIA C – DIA DE COOPERAR 2021

Criado há 12 anos, o Dia C envolve diversos eventos por todo o país, colocando em prática a essência humanitária do cooperativismo (a solidariedade), com ações e projetos de educação, cultura, saúde, esporte, lazer e assistência social, iniciativas que integram as pessoas e divulgam a cultura da cooperação, pondo em relevo a visibilidade do voluntariado e a responsabilidade social desenvolvida pelas cooperativas. 

 

Realização do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), o Dia C – Dia de Cooperar é determinante oportunidade de fortalecer a imagem do cooperativismo e expandir o seu papel na transformação da sociedade, reforçando o que realmente ele é: como modelo de negócio que dialoga com a agenda mundial de erradicação da pobreza. Em 2021, o tema “Reconstruir melhor juntos” reforça o brilho do movimento como ferramenta capaz de ajudar as comunidades a se fortalecerem no mundo pós-pandêmico.  

 

Devido à pandemia do coronavírus, o Dia C será realizado de maneira virtual (pelo Canal Sistema OCB Ceará do Youtube), mas não perderá seu brilho. “Todo dia é Dia C, Dia de Cooperar, de celebrar o Cooperativismo. Acontece que a data tem a sua culminância no Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado neste sábado, 3 de julho. Na ocasião, vamos mostrar um dos nossos diferenciais que é o interesse pela comunidade”, destaca o presidente do Sistema OCB-CE, Nicédio Nogueira.  

 

Pela felicidade das pessoas 

Desde o início da pandemia, as cooperativas brasileiras engajaram-se na realização das mais diversas ações: doações de produtos médicos e sanitários, alimentos, roupas e demais itens de necessidade básica; campanhas de apoio a pequenos comerciantes/produtores e outros negócios locais; desenvolvimento de projetos de recuperação e melhoria meio ambiental etc. Para começar a transformar a realidade, é preciso mitigar a fome. 

 

Neste sentido, o Dia C 2021 é inspirado no 2º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 2) da Organização das Nações Unidas (ONU): Fome Zero e Agricultura Sustentável. Com base nesta luta, o Sistema OCB promove ações estratégicas para apoiar e disseminar iniciativas das cooperativas voltadas à segurança alimentar das comunidades, em meio ao contexto de pandemia da Covid-19. 

 

Exemplificando o interesse pela comunidade 

Entre as cooperativas engajadas está aCOOPAFAERC (Cooperativa dos Agricultores e Empreendedores Familiares Rurais do Cariri), que, em parceria com a Fundação Banco do Brasil apoia o processo de comercialização dos agricultores familiares e Empreendimentos Econômicos Solidários – EES, minimizando a crise financeira presente, contribuindo com a geração de renda e o provimento básico de alimentos e material de higiene às pessoas vulneráveis ao impacto da Covid-19.  

  

A COCALQUI (Cooperativa de Trabalho da Indústria de Calçados de Quixeramobim) também se engajou na luta. Graças à tecnologia disponível em seu parque fabril, pôs em prática o Sétimo Princípio do Cooperativismo (Interesse pela Comunidade), produzindo EPI’s (equipamentos de proteção individual) para doação, com atuação orientada à geração de benefícios sociais e econômicos não apenas junto aos associados, mas à sociedade de um modo geral. Cerca de 10.000 equipamentos de proteção individual (EPI’s) foram disponibilizados, entre protetores faciais, máscaras de TNT, máscaras de Tecido/hospitalar e luvas cirúrgicas.   

 

Nicédio Nogueira – presidente Sistema OCB-CE 

99997-4599 

 

Assessoria de Imprensa 

Tarcísio Matos 

99927-0114 

Gabrielle Alves 

98512-2902 

Conteúdos relacionados