Avicultura é destaque em Cooperativa cearense no município de Ocara
Comemorado anualmente em 28 de agosto, o Dia da Avicultura desperta o interesse por saber-se como o mercado avicultor tem se desenvolvido, especialmente, em meio à pandemia pela Covid-19.
Com 33 anos de emancipação, o município de Ocara é o lar da Cooperativa da Agricultura Familiar de Ocara – COOAF, que está muito bem obrigado. O selo Somos Coop está estampado na embalagem da sua galinha caipira tradicional, um dos principais produtos, o que é garantia de qualidade.
A comercialização e venda do seu principal produto é empreendimento de destaque, apresentando crescimento significativo nessa crise. A implantação do sistema de delivery possibilitou incremento na procura por seus produtos. De acordo com a presidente, Marly Oliveira, a alternativa valorizou os produtos da terra (naturais), por serem opção mais saudável.
“A criação de galinhas caipiras tornou-se uma ótima alternativa para a agricultura familiar e para o meio ambiente. Estamos felizes com o crescimento de vendas durante a pandemia, estamos nos saindo bem”, reforça Marly. E completa: “É uma atividade totalmente sustentável. Com o manejo adequado, não há degradação do meio ambiente”.
Sobre a COOAF
Constituída em maio de 2013, conta hoje com 34 cooperados. A Cooperativa da Agricultura Familiar de Ocara comercializa seus produtos junto à Secretaria de Educação local e nas escolas estaduais de Aracoiaba, Ibaretama, Quixadá, Choró e também de Ocara, por meio do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). "No cenário atual, a cooperativa expandiu a cartela de clientes e alcançou outros municípios próximos à capital", explica a presidente da COAF.