Featured

Capes aprova primeiro Mestrado em Gestão de Cooperativas no Ceará

 edificio sede da capes1509201616 1

Na última semana, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação (MEC), aprovou a realização da primeira turma do curso de Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas no Ceará.

Esta iniciativa é fruto de uma parceria entre o Sistema OCB/CE, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Ceará (Sescoop/CE), e o Programa de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas e Organizações Complexas e Plurais (PPGCOOP) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Originalmente implementado no Paraná com a liderança do Sistema Ocepar, representação do cooperativismo paranaense, o programa chega pela primeira vez ao Ceará. A iniciativa oferece a líderes de cooperativas cearenses e de organizações vinculadas ao Sistema em todo o Nordeste a oportunidade de aprimoramento profissional.

O processo seletivo para os participantes será aberto até o próximo mês, com previsão de selecionar entre 25 e 30 mestrandos. A formação deve começar até o início de setembro deste ano, com o cronograma oficial a ser confirmado em breve.

Nicédio Nogueira, presidente do Sistema OCB/CE, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento do coop no Ceará. Segundo ele, "esta é uma grande conquista do cooperativismo do Ceará, que proporcionará, junto com a PUCPR, a capacitação necessária para que nossos líderes possam contribuir ainda mais com o crescimento do setor".

Com duração de 24 meses, o curso é o único mestrado nas Américas focado em cooperativismo e possui conceito 4 da Capes. O objetivo é promover o desenvolvimento de estudos e pesquisas para aprofundar o conhecimento teórico-científico e aplicado na gestão de cooperativas.

Conteúdos relacionados