COOAF recebe a Associação de Agropecuaristas de Barreira para compartilhar experiências sobre o sistema cooperativista

A Cooperativa de Agricultura Familiar de Ocara recebeu na terça-feira, 2 de julho, um grupo de agricultores para uma manhã de aprendizados – o que a COOAF, como foi o seu processo de constituição, seus programas e projetos.

A Associação dos Agropecuaristas Beneficiadores de Castanha e Caju de Barreira (AABC), que conta com aproximadamente 60 associados, pretende dar um passo histórica em seus 24 anos de existência - transformar a associação em cooperativa. Para entender melhor como funciona esse sistema socioeconômico que é o cooperativismo e qual é quais processos seguir para virar cooperativa de forma legal, os agropecuaristas visitaram a COOAF, “da qual ouviram falar muito bem”. Para eles, a Cooperativa de Ocara é uma referência no modelo de negócio e administração. 

Para Marli Oliveira, presidente da COOAF, “falar do Cooperativismo e do poder de transformação social e econômico que ele faz na vida das pessoas é muito gratificante”. E que “receber esse grupo e plantar a sementinha do Cooperativismo, e um dia ver os frutos vingarem será a melhor recompensa para a nossa cooperativa”. Os que fazem a COOAF querem mostrar que o Cooperativismo é um conjunto de ideias e atitudes que buscam transformar o mundo, a partir da melhoria de vida dos seus cooperados, em um lugar mais justo e com oportunidades iguais para todos.

A Visita

Para Dalila Felipe da AABC, a manhã de visita à Cooperativa de Ocara foi muito proveitosa. “Fomos muito bem recebidos, bem acolhidos. A conversa foi bastante agradável”. Os agropecuaristas saíram “bastante motivados”, dispostos a percorrerem o caminho que leva à constituição de uma cooperativa. “Já estamos dando os primeiros passos”, informa Dalila. 

A presidente da COOAF falou, então, da importância do Sistema OCB-Sescoop/CE na constituição da futura cooperativa de Barreira. “Foi assim que aconteceu conosco. Tivemos todo o suporte do Sistema para a gente crescer”, acrescenta a Marli.

Cooperativismo e Projeto Agro

Para as cooperativas de agricultura familiar, uma das ações de acompanhamento do Sistema no estado é o Projeto Agro, que tem o objetivo de impulsionar os negócios das cooperativas agropecuárias por meio de quatro ações:

- Organização do Quadro Social em Núcleos de cooperados e comitês de produtos.

- Capacitação de participação, Nesta ação, entram os cursos e os programas nacionais PAGC, PDGC e GDA.

- Controles Econômicos. Saber exatamente as possibilidades e oportunidades de crescimento.

- Desenvolvimento do negócio cooperativista após a OQS, Capacitação e Finanças.

COOAF

A Cooperativa foi constituída no município de Ocara, a 104 km de Fortaleza, em maio de 2013. Possui mais de 35 cooperados e comercializam produtos da agricultura familiar junto à prefeitura do município e nas escolas estaduais de Aracoiaba, Ibaretama, Quixadá e Choró por meio do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).



Conteúdos relacionados