COOPAFESP - transformando a agricultura familiar de Pindoretama

A Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Pindoretama tem apenas sete anos de existência, mas já mudou realidades de centenas de famílias no Litoral Leste do Ceará. É mais saúde, trabalho e renda. Isso é cooperação. 

  

A necessidade de ampliar a comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar da região resultou na constituição da Coopafesp, em 4 de setembro de 2013. Com a missão de promover a atividade agrícola dos pequenos produtores, fundamenta a sua atuação nos princípios da agroecologia, em apoio a toda cadeia produtiva. Hoje, a cooperativa é referência na melhoria da qualidade de vida dos cooperados, por meio da geração de renda e da segurança alimentar da população. Os consumidores agradecem.

 

Anteriormente denominada de APLAP – Associação dos Produtores de Leite Agropecuaristas de Pindoretama, o objetivo da entidade, desde o início, é atuar como agente comercializador e de desenvolvimento sustentável dos pequenos produtores rurais do município. Entre as prioridades da cooperativa estão a elaboração, comercialização e implementação de programas e projetos que visem a sensibilizar, estimular e organizar a produção da agricultura familiar, buscando a emancipação socioeconômica dos cooperados.  

 

Diferenciais  

Atualmente contando com 190 cooperados, possui um ônibus, um caminhão baú e um utilitário da marca Strada para auxiliar na visitação dos cooperados. A Coopafesp possui ainda um trator que presta serviço aos cooperados, por uma taxa de aluguel mínima e abaixo do mercado, sempre que necessitarem. 

 

Trabalhada em conjunto, a produção dos alimentos é dividida entre os responsáveis. Isso é a prática do cooperativismo. De acordo com a presidente Carmem do Vale, os cooperados têm o maior respeito pela cooperativa, e a boa relação deles com a empresa é um reflexo da parceria e do cuidado intercambiados. “Os cooperados daqui dão valor aos seus produtos, são fiéis às vendas da entidade. Eles cumprem os prazos e atendem aos pedidos de forma excelente”, completa Carmem.

  

Assistência para dar segurança 

A Coopafesp dispõe de técnicos que acompanham os criadores e produtores em seus trabalhos diários, proporcionando assistência de qualidade e diferenciada. Entre os profissionais contratados estão Agrônomos, Médico Veterinário, Nutricionista, Engenheiro de Alimentos e Assistente Social, que visitam regularmente os cooperados para acompanhar e orientar na produção dos alimentos. 

 

Cada produtor que decidiu filiar-se à Cooperativa recebe a certificação de estar ativo nas atividades coletivas, e sempre em contato pessoal com a gestão. Os cooperados que passam mais de dois meses sem visitar as instalações da sede, são visitados pela Assistente Social para analisar os motivos que levam àquela ausência, quais as suas condições. Caso não tenham mais disponibilidade ou interesse em permanecer ativos nos trabalhos, são convidados a desfiliar-se. 

  

Mais saúde na mesa do consumidor 

Os produtos da Coopafesp passam por rígido controle de qualidade, para maior satisfação e melhor atendimento dos clientes. Na produção dos ovos caipiras, itens de maior demanda da cooperativa, o peso e a qualidade são minuciosamente controlados. Os ovos não podem passar de 60g e devem ser totalmente limpos e sem riscos ou avarias. Os ovos reprovados são encaminhados a outras áreas da cooperativa, como a padaria, para a produção de pães e derivados.  

 

Carmem do Vale explica que a prioridade é construir uma classificadora de ovos. “Para determinar que os ovos estejam em condição ou não de serem disponibilizados para o mercado, contratamos uma fábrica terceirizada. Para cada bandeja de 30 unidades é cobrado o valor de seis reais para o serviço”. O fato eleva o valor do produto, mas a classificadora significa incremento da autonomia da cooperativa na produção direta. A Coopafesp conta hoje com oito grandes produtores de ovos caipiras, responsáveis por 500 ovos/dia.  

  

Tem mais: “Produtos como frutas, verduras, legumes, rapadura, cajuína, laticínios, pães, biscoitos, geleia de pimenta e outros são sempre acompanhados por profissionais que atestam a qualidade dos produtos”, salienta Carmem. 

 

Pandemia e crescimento 

Com produtores filiados em várias cidades do estado do Ceará, a Coopafesp, durante a pandemia da Covid-19, foi abalada inicialmente pela perda de grande demanda. Porém, como forma de inovar e incrementar as vendas, passou a fazer, ela mesma, a entrega dos seus produtos dentro da cidade de Pindoretama – delivery. Pequenos comerciantes e famílias decidiram apoiar o negócio local, beneficiando-se de produção saudável, da terra. E o agricultor familiar e a cooperativa tiveram garantidos os seus sustentos. 

  

Nova Loja 

O Sistema OCB foi convidado a conhecer a construção das instalações da loja “Mulheres da Terra”, empreendimento que vai comercializar os produtos dos cooperados. O ponto de fácil acesso - excelente localização e ampla visibilidade - foi projetado detalhadamente para proporcionar um melhor contato entre os interessados em comprar alimentos saudáveis, diretamente do campo, e o produtor/agricultor familiar cooperado da Coopafesp. Os recursos da construção são inteiramente da Cooperativa, “É um espaço de todos nós, teremos todos a mesma voz, o mesmo poder de decisão aqui”, completa a presidente Carmem do Vale.  

 

A loja “Mulheres da Terra” está localizada na CE-040, ao lado da Delegacia de Polícia de Pindoretama, entre as ruas Maria Darci Lima Silva e Raimundo Mundoro da Silva. 



Conteúdos relacionados