Cooperai participa da 28ª edição da Agrinordeste
O maior evento indoor do agronegócio do Norte e Nordeste acontece entre os dias 6 e 8 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco. A mostra é gratuita e acontece até às 21h nos três dias.
Na busca de alimentos saudáveis e produtos naturais para amenizar os efeitos e sintomas causados pela pandemia do COVID-19, milhões de famílias brasileiras recorreram ao agronegócio, comprando e consumindo seus produtos neste período. Isso acarretou o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio, que cresceu 8% no primeiro semestre deste ano, acima da média nacional de 5,8%. Além disso, no mesmo período de 2020, o setor tinha 270 mil empregos, número que subiu para 338 mil neste ano.
Em meio à evolução deste mercado, a 28ª edição da Agrinordeste reúne produtos e produtores das regiões Norte e Nordeste para a troca de conhecimentos, compra, venda e exposição. A programação da Feira conta com o Seminário sobre a Modernização do Setor Primário da Economia Nordestina, composto por 71 palestras, realizadas em nove auditórios. Os temas abordados serão sobre atualidades, apicultura, avicultura, bovinocultura de leite, cana-de-açúcar, caprinovinocultura, floricultura e jardinagem, fruticultura, horticultura e turismo rural.
Representando o Ceará
O Sistema OCB Ceará comunicou a realização da feira, por meio de ofício, e a Cooperai - Cooperativa Agropecuária do Trairi logo manifestou interesse em participar da Agrinordeste, mais uma vez, e ser a entidade a representar o ramo Agropecuário do Ceará. Além do Presidente Marcelo Barbosa, a cooperativa foi representada pelo coordenador de Projetos Sociais, Dr. Ivani Rabelo, e pelo Gerente de Negócios, Péricles Ruriz. “É de suma importância participar da primeira edição da feira em um cenário pós-pandêmico, e assim reforçar que o Cooperativismo está vivo e mais forte que nunca”, reforça o presidente Marcelo Barbosa.
A troca de conhecimentos e vivências na exposição acarreta mudanças significativas à cooperativa; a expectativa da Cooperai é que outras cooperativas cearenses se espelhem em seus novos aprendizados, fazendo mudanças e alavancando o nome do Cooperativismo cearense.
Mostrando o que tem de melhor!
A Cooperai tem estande montando no evento, mostrando para o Brasil a cultura do Trairi, seus produtos, com destaque para a rapadura e o melaço, feitos pela fábrica da cooperativa, que atende o comércio institucional com capacidade de 6t por dia. Importante: com o selo de origem do Trairi. Além disso, a cachaça artesanal, o óleo de côco natural e outros produtos reafirmam o sabor, tradição e história da cooperativa.
De acordo com o coordenador de Projetos Sociais, a participação da Cooperai contribui para observar e seguir os bons exemplos de outras cooperativas. “Sem dúvidas, uma das mudanças proporcionadas pela feira é a apresentação de nossos produtos, pois conseguimos desenvolver um senso crítico para saber onde mudar ou melhorar”, explica o Dr. Ivani Rabelo. “Algumas coisas serão transformadas assim que retornarmos às nossas atividades. Queremos, por exemplo, ingressar com força no e-commerce; aqui não conhecemos nenhuma cooperativa, por menor que seja, sem realizar vendas em plataformas digitais e via-internet”, conclui.
O presidente da Cooperai expressa gratidão pela oportunidade de participar da Agronordeste e reforça a amplitude do Cooperativismo no Brasil a partir de sua participação na feira. “Somos gratos pelo acompanhamento e apoio sempre presente do Sistema OCB Ceará e de outras entidades que nos ajudam. O sentimento é de dever cumprido por exercer a cooperação que tanto falamos”, destaca Marcelo Barbosa.
Agrinordeste oferece ainda mais
O evento também vai abrigar, em sua programação, a Feira de Produtos do Campo, com a estimativa de 290 expositores de 13 estados brasileiros, que vão apresentar produtos de variados segmentos de negócios. O diferencial é que os expositores vão oferecer aos visitantes artigos de qualidade vindos diretamente das fazendas.
Tem ainda a 8ª Feira dos Produtores de Cana do Nordeste (Norcana), com expositores de insumos e equipamentos voltados para o setor, e o Show de Lácteos, com o 6º Concurso de Queijos, que premiará os melhores produtos participantes. A Agrinordeste também terá espaço para fornecedores de implementos agrícolas, insumos agropecuários e agroindustriais, serviços e tecnologias para os produtores rurais.