Cooperativa Sicredi Ceará lança e-book sobre educação financeira em parceria com Colégio Darwin
A publicação é composta por 7 dicas indispensáveis para estimular a curiosidade e aproximar o tema de crianças e adolescentes, trazendo noções básicas sobre economia, sustentabilidade, o uso do cofrinho e a participação, adequada à idade, na dinâmica das contas da casa.
O objetivo da equipe pedagógica do Colégio Darwin e o Sicredi Ceará ao produzir o e-book é auxiliar todas as famílias a abordarem a Educação Financeira na infância e adolescência. Entre as fontes utilizadas estão informações do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC).
A ação faz parte do programa nacional de educação financeira do Sicredi Ceará - Cooperação na Ponta do Lápis, que tem o propósito de cooperar para uma vida financeira sustentável, composta por ações planejadas de modo que atendam necessidades de jovens, crianças e adultos, a iniciativa busca levar educação financeira para as regiões em que a instituição atua, realizando visitas às escolas, gerando materiais educativos e apoiando diretamente os associados.
Para a Analista de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB Ceará, Vládia Silva, a parceria rendeu excelentes frutos que refletem nas famílias e na vida das crianças e adolescentes estudantes do Colégio Darwin, como sua filha, Lara Bezerra, do 3° ano do ensino médio. “A participação dos pais na vida escolar dos filhos é indispensável, porque a família é o primeiro contato da criança e deverão ser os primeiros exemplos para a vida”. E completa: “Essa visão referente à educação financeira pessoal poderá mudar a rotina em casa com os pais, aplicando os aprendizados na prática do dia a dia auxiliando no planejamento orçamentário familiar”.
Conheça o Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil
Em todo país, o Sicredi soma mais de 5,5 milhões de associados e está presente em todas as regiões com mais de 2,2 mil agências, distribuídas em mais de 100 cooperativas. São mais de 30 mil colaboradores e pelo 9º ano consecutivo, o Sicredi foi escolhido entre as ‘Melhores Empresas para Você Trabalhar’ segundo a revista Você S/A. Pelo sétimo ano consecutivo, figurou no ranking Melhores & Maiores da revista Exame, em 2020 foi a 2ª instituição com maior liberação de crédito rural.
O Sicredi Ceará completa, em 17 de fevereiro de 2022, 29 anos promovendo a cooperação, educação financeira, assessoria acessível e espaços de aprendizado para a comunidade, sempre visando o desenvolvimento social.
Programa Cooperação na Ponta do Lápis
“Nós, do Sicredi, acreditamos que, por meio da Educação Financeira, podemos transformar nossa relação com o dinheiro e conquistar maior independência e liberdade para nossa vida”, afirma o Dr. Marcos Aragão, Diretor Executivo do Sicredi Ceará. Por isso, em conjunto com todas as cooperativas, centrais e a Fundação Sicredi, foi lançado o Programa Nacional de Educação Financeira: Cooperação na Ponta do Lápis.
Para a sua criação, o Sicredi utilizou o COOPS, que é o método de transformação financeira do Programa Cooperação na Ponta do Lápis, elaborado para auxiliar as pessoas com o passo a passo para a construção de hábitos financeiros sustentáveis. Ainda de acordo com o Dr. Marcos Aragão, “Hoje, infelizmente, o ensino regular no Brasil não conta com nenhuma disciplina de educação financeira, nossa expectativa é suprir essa necessidade e ensinar desde cedo às crianças para se prepararem da maneira mais consciente na administração do dinheiro”, finaliza.
O programa está no Ceará desde 2021 e busca parcerias com instituições de ensino para levar mais informação, conhecimento e boas práticas que melhoram a relação das famílias com o dinheiro. Por isso que, inicialmente, o programa tem ações voltadas a pessoas físicas, microempreendedores, adolescentes e crianças, sempre tendo como base a economia comportamental, considerando as diferenças entre públicos e, por isso, usa linguagens, conteúdos e formatos adaptados a cada perfil. “Nesse momento vamos trabalhar conceitos de uma educação financeira mais racional, abordando temas sobre poupança, como economizar mais e todos os assuntos que giram em torno das finanças comportamentais”, segundo o Dr. Marcos Aragão, a ideia é que as crianças cresçam trabalhando suas finanças e como a boa administração do dinheiro desde cedo impacta positivamente na vida de suas futuras famílias. O Programa é vivo e está em constante evolução, sempre procurando fazer a diferença na vida das pessoas.
Segundo a Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB Ceará, Emília Leite, “O adolescente com maior conhecimento de finanças pode controlar o consumo, reduzir o endividamento e se tornar um poupador com foco em investimentos futuros”. E acrescenta: “Com essa atitude ele dá exemplo e replica essa prática para seu núcleo familiar”. Ela é mãe de Miguel Bruno Leite, aluno do 3° ano do Ensino Médio do Colégio Darwin.
Colégio Darwin
O colégio Darwin vem proporcionando uma boa comunicação com as famílias estimulando e mostrando aos alunos a importância de pensar no futuro e como atingir seus sonhos.
Fundado em 1999, o Colégio Darwin atende da Educação Infantil ao Ensino Médio, na Rua Ildefonso Albano, no bairro Aldeota, em Fortaleza. O Colégio conta com uma completa infraestrutura e aborda, de forma inovadora, a cultura de paz em todos os segmentos de ensino. Em parceria com a família, promove a formação humana pautada na cidadania, no conhecimento crítico e nos bons resultados. Vem seguindo todas as orientações das instituições competentes para a manutenção das aulas de maneira responsável e segura.
Para a mãe de Lara, Vládia Silva, “O colégio Darwin está de parabéns por trabalhar esse tema através da cooperativa Sicredi Ceará, que promove a cooperação em espaços de aprendizado visando o desenvolvimento social de uma comunidade” e essa postura proporciona uma boa comunicação com as famílias, estimulando e mostrando aos alunos a importância de pensar no futuro e como atingir seus sonhos.
Faça o download do e-book através do link: http://colegiodarwin.rds.land/e-book-educacao-financeira-para-criancas-e-adolescentes