Cooperativas de crédito: a promessa de crescimento da economia nacional
O Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (WOCCU, na sigla em inglês) definiu o tema para as comemorações do ano de 2020: Cooperativas de crédito: trazendo esperança à comunidade global.
De acordo com o levantamento do Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, do Banco Central do Brasil, o país já conta com 873 cooperativas singulares de crédito, chegando a mais de 12 milhões de cooperados, com 6.043 postos de atendimento, sendo 4,5% da população brasileira. Exemplificando: se todos os cooperados fossem vizinhos, somariam um número de população maior do que o estado de Pernambuco, e de grandes países como a Bélgica, Portugal e Grécia, maior até que os Emirados Árabes ou a Áustria.
O Sistema OCB Nacional e suas unidades Estaduais têm motivos de sobra para comemorar o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito, únicas instituições financeiras presentes em 600 cidades brasileiras. Pesquisa feita pela Instituição financeira cooperativa SICREDI revela que o cooperativismo de crédito incrementa o PIB per capita dos municípios em 5,6%; o setor criou 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumentou o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando o empreendedorismo local; as cooperativas de crédito foram responsáveis pela criação de 79 mil novas empresas.
Importância das cooperativas de crédito
O presidente do Sistema OCB/CE, Nicédio Nogueira, ressalta o crescimento no setor mesmo durante a pandemia, tanto no número de associados, quanto nos recursos aplicados, sendo o sistema financeiro que mais emprestou capital durante a atual crise no país. “As cooperativas de crédito
Além de oportunizar o negócio que muitos estavam esperando, o sistema disponibiliza informações para que seus integrantes tenham o conhecimento necessário e assim poderem ajudar a desenvolver a instituição, priorizando a educação cooperativista – 5° Princípio do Cooperativismo. “Não se trata apenas de educar financeiramente o cooperado, mas, principalmente, conscientizá-lo a respeito da sua relação com a sociedade e com a cooperativa”, finaliza o presidente Nicédio.