Cooperativas participam de encontro em Tauá para debater a agricultura familiar no Ceará
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 3
O Sistema OCB/CE participou, nesta sexta-feira (27/06), do Encontro Estadual das Cooperativas de Produção da Agricultura Familiar, promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), no município de Tauá. O evento reuniu representantes de cooperativas cearenses e de instituições públicas para debater estratégias voltadas ao fortalecimento da agricultura rural e da economia local, com foco na ampliação da participação da agricultura familiar em políticas públicas de combate à fome.
O encontro foi aberto pelo secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Domingos Filho, que destacou a importância da construção coletiva de soluções para o setor.
“Estamos aqui num encontro de trabalho para discutir quais são os desafios da agricultura familiar no estado do Ceará e o que pode ser feito para que possamos resolver as dificuldades. Trata-se de uma política de natureza transversal em que precisamos unir todas as forças com os órgãos envolvidos, cooperativas e suas organizações, além do Ministério da Agricultura que aqui se faz presente”, afirmou.
Na sequência, o presidente da Ematerce, Inácio Mariano da Costa, apresentou dados sobre os investimentos realizados na agricultura familiar cearense.
“Neste ano de 2025, estamos executando no estado do Ceará R$ 1,250 bilhão, e por isso, o papel da Ematerce foi destacado, na intermediação do crédito rural para o setor produtivo cearense. Isso foi fundamental para que crescêssemos no setor agropecuário do nosso estado”, afirmou.
Representando a entidade máxima do cooperativismo no estado, o presidente do Sistema OCB/CE, Nicédio Nogueira, enfatizou o papel das cooperativas no desenvolvimento local e na promoção da economia circular:
“A Prefeitura de Tauá está estimulando a economia circular. Temos oito ramos de atividades e acreditamos que o princípio maior do cooperativismo é exatamente esse trabalho de cooperação e de estimular a economia social”, destacou.
O presidente da Coopenort, Daniel Ribeiro, apresentou o case de sucesso da cooperativa, destacando os avanços na organização da produção, no acesso a mercados e na qualificação dos cooperados. Ele ressaltou como o modelo cooperativista tem contribuído para gerar renda, melhorar a qualidade de vida no campo e integrar a agricultura familiar às políticas públicas de abastecimento alimentar.
Nicédio esteve acompanhado no evento por analistas, gerentes e representantes de cooperativas vinculadas ao Sistema OCB/CE, reforçando o papel do cooperativismo na construção de soluções integradas para a agricultura familiar no Ceará.
Durante o encontro, foi também debatida a experiência de sucesso da Prefeitura Municipal de Tauá, que conquistou o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024. O município alcançou a marca de 90% de aquisição dos alimentos da merenda escolar diretamente da agricultura familiar local, tornando-se referência nacional em desenvolvimento sustentável e fortalecimento da economia local.
A prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, atribuiu o sucesso ao empenho conjunto das cooperativas e dos órgãos parceiros:
“Esse resultado só foi possível porque as cooperativas estão organizadas e tivemos o engajamento dos parceiros institucionais. Isso fez toda a diferença para alcançarmos essa marca histórica na região”, declarou.
O evento foi realizado no auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) de Tauá e contou com a presença de representantes da SDE, Prefeitura de Tauá, Ematerce, Ministério da Agricultura (Mapa), Secitece, Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado, Codevasf e do Sistema OCB/CE.
Fonte e fotos: SDE