Cooperativismo nordestino terá espaço de 1,3 mil m² na Pecnordeste 2024

logo somos cooop na pec news

Em 2024, o Sistema OCB, composto pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), participará de maneira completamente diferente do Seminário Nordestino do Agronegócio (Pecnordeste).

O evento, que é o maior deste segmento na região e acontece de 6 a 8 de junho no Centro de Eventos do Ceará, contará, pela primeira vez, com o Espaço ‘SomosCoop’, uma área de 1.350 m² totalmente dedicada ao cooperativismo.

A participação é liderada pela unidade cearense do Sistema, que angariou o apoio da representação nacional e das demais organizações estaduais, as quais se unem no Pecnordeste deste ano. Segundo Nicédio Nogueira, presidente do Sistema OCB/CE, a intenção é impulsionar o setor cooperativista e "demonstrar o papel do cooperativismo como parte fundamental da agropecuária e de outras áreas", ressalta.

As maiores cooperativas organizadas no Ceará, incluindo a Unimed Ceará e a Unimed Fortaleza, Sicoob, Sicredi e Coocepat, assim como várias outras organizações do setor cooperativista do agronegócio nordestino, ocuparão um total de 41 estandes, sendo nove de 36 m², quatro de 12 m² e 28 de 6 m² cada. Além dessas, órgãos como a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), do Governo Federal, e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), do Governo Estadual, também terão estandes no ‘SomosCoop’.

O espaço ainda conta com um miniauditório de 36m², onde serão apresentados os Coop Talks, isto é, palestras de até 25 minutos sobre “cases” e estratégias relacionadas ao modelo de negócio cooperativista, além de um salão, também com 36m², chamado de Rodada de Negócios, voltado para conversas estratégicas entre as cooperativas e outros segmentos, com o objetivo de fomentar as relações comerciais.

E não para por aí. Teremos adicionalmente um seminário para 250 pessoas no piso superior do pavilhão, cuja programação ocorre em paralelo à Feira. Nas palestras, começando pela magna, teremos nomes como Roberto Rodrigues, Ex-ministro da Agricultura e Ex-presidente do Sistema OCB Nacional; Juliana Faria, Diretora da Cogran e Agroger (MG); Laudemir Müller, Gerente do Agronegócio da APEX Brasil; Márcio Freitas, Presidente do Sistema OCB Nacional; e Tania Zanella, Superintendente do Sistema OCB Nacional. Eles abordarão diversos aspectos do desenvolvimento dos negócios neste setor da economia brasileira, que movimenta R$ 656 bilhões em receitas e ganhos em 2022, segundo os dados do AnuárioCoop 2023.

De acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária (Faec), promotora da Feira, a atividade ocorrerá em uma área de 27.000 m², abrangendo os dois pavilhões do Centro de Eventos. São esperadas mais de 60 mil pessoas nos três dias de programação, com expositores ocupando todos os espaços disponíveis e mais de 100 palestras técnicas ministradas por especialistas de todas as áreas da agricultura, pecuária e cooperativismo.