Featured

Delegação cearense marca presença no Congresso Nacional de ESG, em São Paulo

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 1

WhatsApp Image 2025 05 13 at 10.08.31

Delegação cearense reúne 35 representantes de 20 cooperativas e do Sistema OCB/CE em uma imersão estratégica em São Paulo

Com o tema "Liderança Visionária: Conectando Sustentabilidade, Diversidade e Inteligência Artificial", o Congresso Nacional de ESG 2025 acontece nos dias 13 e 14 de maio, no Centro de Eventos da AMCHAM Brasil, em São Paulo. Reconhecido como um dos mais importantes do país no debate sobre práticas ambientais, sociais e de governança corporativa, o encontro reúne lideranças empresariais, especialistas e organizações que estão à frente da transformação dos negócios e da sociedade.

Este ano, o congresso destaca as intersecções entre inovação tecnológica, responsabilidade social e inclusão, abordando como as organizações podem adotar modelos de gestão mais éticos, diversos, transparentes e sustentáveis diante dos desafios da nova economia digital, marcada pela ascensão da inteligência artificial generativa.

Nesse cenário de vanguarda, o Sistema OCB/CE levou uma delegação com 35 participantes, formada por representantes de 20 cooperativas cearenses de diversos ramos e por integrantes da equipe técnica da organização estadual do cooperativismo. A comitiva participa da programação com o objetivo de absorver as tendências, debater boas práticas e inspirar as cooperativas do Ceará a fortalecerem suas políticas de ESG.

Compõem a delegação cearense as seguintes cooperativas: Sicoob/CE, Unidental, Coopanest, Unimed Fortaleza, ConectCoop, Maranguape Laticínios, Unimed Ceará, Unimed Sobral, Cocalqui, Coopend-CE, Sicredi/CE, Cemerge, Cooped-CE, Cootraps/Elas pelo Coop-CE, Uniodonto, Coomtoce, Cocoicurré, Coopego, Unimed Cariri e Cootraps.

A participação foi integralmente custeada pelo Sistema OCB/CE, dentro da sua política institucional de promoção social e formação continuada, reconhecendo o ESG como um vetor estratégico para o desenvolvimento sustentável do cooperativismo cearense e sua integração em cadeias de valor mais éticas, inovadoras e inclusivas.

Durante dois dias, a programação oferece painéis sobre governança responsável, diversidade nas lideranças, cadeias produtivas regenerativas, inteligência artificial generativa, impactos sociais positivos e experiências de empresas e movimentos que lideram as agendas ESG no Brasil e no mundo.

Para o presidente do Sistema OCB/CE, Nicédio Nogueira, a participação da delegação representa um compromisso concreto de impulsionar o cooperativismo do Ceará para um novo patamar de atuação sustentável e alinhada aos desafios globais. "Estamos levando um grupo plural de lideranças para que o conhecimento adquirido reverbere dentro das nossas cooperativas, fortalecendo o papel do cooperativismo como agente de transformação socioeconômica e ambiental no Ceará", afirma.

Conteúdos relacionados