Dia de Cooperar 2019 na Praça do Ferreira

Também chamado "Dia C", o maior evento de voluntariado cooperativista nacional acontece sábado, 6 de julho. Em Fortaleza, uma manhã de serviços prestados à comunidade e de atrações culturais celebra um evento que, na prática, comprova o impacto da cooperação na vida das pessoas. O sistema OCB-SESCOOP/CE convida todos à participação. 

Dia C na capital cearense 

O grande palco de cooperação, aqui, é a Praça do Ferreira, no Centro. De 8h às 12h, a vasta programação inclui serviços gratuitos de escovação e avaliação bucal, informações sobre DST, saúde da mulher e cadastramento de doação de medula, nutricionista, serviços de beleza, cadastramento de currículo, cadastro de emprego pelo IDT, emissão de bilhete único, cartão do idoso e bilhete infantil, educação financeira, abertura de microempresa, jogos de sustentabilidade e segurança do trabalho. 

Atuarão cerca de 100 voluntários entre cooperativas e parceiros e beneficiarão mais de 3 mil pessoas. Entre as atrações culturais, o Projeto Saúde Bombeiros, as apresentações dos repentistas Guilherme Nobre e Zé Vicente, o músico e sambista Carlos Palhano  e as cantoras Fernanda Kelly e Ana Talyta, jovens aprendizes do Instituto Unimed Fortaleza. Fechando o sábado festivo, o show do humorista piauiense João Cláudio Moreno. 

"O propósito do Dia C é mostrar à sociedade o comprometimento das cooperativas com o desenvolvimento socioeconômico local", explica o presidente do Sistema OCB-SESCOOP/CE, Nicédio Nogueira. "Unindo esforços, elas formam uma grande corrente de voluntariado capaz de transformar a realidade de muita gente", acrescenta. 

Para combater a extrema pobreza

São 10 anos de ações de igualdade social com a assinatura das cooperativas. Até agora, mais de 8 milhões de brasileiros foram beneficiados. Em 2018, cerca de 1.706 cooperativas participaram do Dia de Cooperar, com apoio de quase 120 mil voluntários; e mais de 2,2 milhões de atendimentos para a melhoria da qualidade de vida, saúde e educação das pessoas, em favor do meio ambiente. Os projetos estão alinhados a pelo menos 1 dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, tornando o Dia C um grande parceiro no alcance das metas pela erradicação da pobreza extrema até 2030. Só no Nordeste foram beneficiadas cerca de quase 190 mil pessoas impactando 96 municípios com as iniciativas de 193 cooperativas. 

Serviço:

Sábado, 6 de julho de 2019

Das 8h às 12h, na Praça do Ferreira 

Serviços gratuitos 




Conteúdos relacionados