Dia Internacional do Cooperativismo é comemorado na manhã deste sábado


O Dia internacional do Cooperativismo, ou CoopsDay, sempre realizado no primeiro sábado de julho, chega à 97ª edição. Em 2019, o tema é “Cooperativas por um trabalho digno”. 

A comemoração data no Ceará vai ficar por conta da ação do Dia de Cooperar (Dia C), que vai reunir voluntários de cooperativas e outros parceiros na manhã deste sábado (6/7) na Praça do Ferreira, das 8h às 12h, com diversos serviços gratuitos à população. 

 O Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado pela primeira vez em 1923, foi instituído pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) para confraternizar todos os povos ligados ao cooperativismo. A comemoração é o reconhecimento à contribuição do movimento em ajudar a solucionar os principais problemas enfrentados no planeta e fortalecer e ampliar as parcerias entre o movimento cooperativo internacional e outros atores. Em 1995 foi instituído o primeiro sábado de julho como o Dia Internacional das Cooperativas.

Desde 1995 a ACI e a ONU vem definindo os temas dessa celebração internacional. Esse ano, a temática ficou definida: “Cooperativas por um trabalho mais digno”. A escolha da temática do CoopsDay 2019 se apoia no 8º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: “Desenvolvimento inclusivo e trabalho decente”. O sistema socioeconômico que é o cooperativismo não visa só ao trabalho ou ao lucro. Tem como foco central as pessoas que estão dentro do sistema e busca, por meio de uma gestão democrática, reger as cooperativas de forma conjunta, com crescimento inclusivo e sustentável, priorizando o desenvolvimento humano e a justiça social no local de trabalho. 

As cooperativas de todo mundo empregam ou são uma forte renda de mais de 279 milhões de pessoas – quase 10% do total da população trabalhadora do mundo. No Brasil, enquanto os diversos setores econômicos geraram 5% de postos de trabalho entre 2014 e 2018, as cooperativas, nesse mesmo período, geraram 18% de empregos, mais que o triplo do percentual dos outros setores.

Conteúdos relacionados