Featured

Excelência Operacional nas Cooperativas de Saúde é tema do Vozes do Cooperativismo desta semana

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 1

WhatsApp Image 2025 10 30 at 13.36.42

O programa Vozes do Cooperativismo de hoje (29) destacou como o Sistema OCB/CE tem contribuído para elevar o padrão de excelência operacional nas cooperativas de saúde do Ceará, impulsionando a eficiência, a inovação e a entrega de valor aos pacientes. Com apresentação do jornalista Rafael Mesquita, o episódio reuniu Flávio Deulefeu, superintendente de Planejamento e Gestão Empresarial da Unimed Fortaleza, e Givanilson Rodrigues, analista de Projetos do Sistema OCB/CE.

Durante o bate-papo, os convidados ressaltaram os resultados práticos da pós-graduação em Excelência Operacional – Lean Six Sigma, promovida pelo Hospital Albert Einstein com patrocínio do Sistema OCB/CE, que capacitou gestores e colaboradores de cooperativas de saúde. O curso teve foco em eficiência, melhoria contínua, inovação organizacional, redução de desperdícios e entrega de valor ao paciente — pilares que fortalecem o cooperativismo cearense.

Os trabalhos de conclusão de curso (TCCs) apresentados pelos participantes resultaram em melhorias concretas, com projetos voltados para redução de desperdícios em centros cirúrgicos, padronização de fluxos de atendimento, melhoria na comunicação com o paciente, otimização de registros e prontuários, além do aumento da produtividade e da segurança assistencial.

Cada vez mais me impressionam os números da Unimed Fortaleza. O Sistema Unimed é a maior cooperativa de saúde do mundo. No Brasil, de cada dez municípios, nove são atendidos pelo Sistema Unimed — o que demonstra a pujança e a relevância desse modelo para o Sistema Único de Saúde, que também abrange a saúde suplementar. A integração entre os setores público e privado é fundamental para garantir um atendimento mais universal e eficiente”, afirmou.

Atualmente, a Unimed Fortaleza atende cerca de 375 mil usuários diretos, número que chega a 500 mil pacientes quando considerados os atendimentos por meio de intercâmbio com outras Unimeds do país. São mais de 4 mil colaboradores celetistas e cerca de 12 mil pessoas envolvidas diretamente com o funcionamento da cooperativa.

Representando o Sistema OCB/CE, Givanilson Rodrigues ressaltou o papel estratégico da instituição na capacitação e modernização das cooperativas: “O Sistema OCB/CE quer tornar o cooperativismo tão competitivo quanto os modelos tradicionais de negócio. Acreditamos que a excelência operacional é o caminho para alcançar melhores resultados e maior eficiência nos processos. Por isso, estamos investindo cada vez mais em formação corporativa e capacitação para fortalecer as cooperativas e promover um crescimento sustentável”, destacou.

Ao final do programa, Givanilson lembrou a dedicação constante do Sistema OCB/CE à formação da juventude e convidou o público para o Encontro Cearense da Juventude Cooperativista, que será realizado no dia 5 de novembro, das 9h30 às 17h, no Auditório da OCB/CE (Rua Ildefonso Albano, 1585, Fortaleza). O evento contará com a presença de Fábio Procópio, especialista em Desenvolvimento Humano, Liderança e Comunicação, e será voltado para jovens cooperados(as), filhos(as) de cooperados(as), colaboradores(as) e estudantes das áreas de agro, gestão, tecnologia e inovação.

O programa reforçou o comprometimento do Sistema OCB/CE com a qualificação, a inovação e a excelência que fortalecem o cooperativismo e geram impacto positivo em toda a sociedade.

Sobre o Vozes do Cooperativismo

O Vozes do Cooperativismo é uma realização do Sistema OCB/CE em parceria com o Sistema Jangadeiro. O programa vai ao ar ao vivo todas às quartas-feiras, a partir das 13h, pela rádio Jangadeiro BandNews FM e pelos canais do YouTube da rádio e do Sistema OCB/CE. Além disso, pode ser assistido às sextas-feiras, às 21h, na Nordestv (canal 27.1), e aos sábados, às 8h30, na TV Jangadeiro (canal 12.1).

Confira a íntegra do programa desta semana AQUI.

Conteúdos relacionados