Jornalistas cearenses participam em Brasília do Programa Portas Abertas da OCB
Representantes de todos meios e também da academia conferiram a entrega do Prêmio Nacional de Excelência em Gestão a 56 cooperativas, participaram de Café da Manhã com parlamentares, receberam lições preciosas de técnicos do Sistema na Sede da Organização e visitaram o Congresso Nacional.
Foram dois dias (8 e 9/10) de intenso aprendizado sobre a força e o brilho do cooperativismo brasileiro. comunicadores de rádio, TV, impressos e mídias sociais, entre profissionais, professores e estudantes de Comunicação, compreendeu in loco, por meio do Programa Portas Abertas, o significado do movimento SomosCoop, cuja ideia é que a sociedade identifique no cooperativismo um modelo de negócio diferenciado, em que as pessoas, juntas, em torno de um mesmo objetivo, criam impactos positivos para o país inteiro.
Noite da premiação
O grupo ouviu dos próprios protagonistas (representantes das cooperativas vencedoras do Prêmio de Excelência em Gestão) que o cooperativismo gera trabalho, emprego, renda e confirma a importância socioeconômica para o desenvolvimento estratégico do país. São 6.828 cooperativas, 14.6 milhões de cooperados, um ativo total de R$ 351,4 bilhões, com ingresso e receitas brutas da ordem de R$ 259,9 bilhões. Entre as empresas premiadas estava a cearense Coocirurge (Cooperativa de Trabalho dos Cirurgiões Gerais do Estado), representada pelo presidente Carlos Eduardo Queiroz.
No dia 9
A solenidade serviu de preparação para a quarta-feira, 9, quando técnicas do Sistema traçaram, no auditório da OCB, um perfil desse modelo de negócio baseado na cooperação, junto aos números levantados no Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2019. O presidente Márcio Freitas destacou a dimensão do cooperativismo no Brasil e como ele vem crescendo ao longo dos anos, ganhando reconhecimento por meio de leis e gerando oportunidades. “Nós lidamos, acima de tudo, com pessoas. Cooperativa é sociedade de gente e acreditamos que cada pessoa tem um valor.”
Antes das apresentações, foi servido café da manhã com a presença do deputado Capitão Wagner. À tarde, em passeio guiado pelo Congresso Nacional, o grupo teve encontro com o deputado Leônidas Cristino. O presidente do Sistema OCB-SESCOOP/CE, João Nicédio esteve com o grupo em todas as oportunidades, e agradeceu a presença de todos. “Obrigado aos professores, estudantes e profissionais de imprensa que atenderam ao nosso convite de ir a Brasília participar do Programa Portas Abertas. Que todos tenham aprendido um pouco mais sobre esse movimento de inclusão social fantástico que é o Cooperativismo, e possam ser instrumentos de divulgação de seus benefícios à sociedade”.