Parcerias fortalecedoras: Sistema OCB Ceará em visita estratégica com lideranças cooperativistas no Paraná
Consolidado como uma referência em cooperativismo, principalmente no que se refere ao agronegócio, o Paraná recebe nesta semana a visita de uma Missão Técnica do Estado do Ceará. O grupo, formado por 14 representantes de entidades do setor produtivo e gestores públicos, tem como objetivo entender o modelo bem-sucedido aplicado pelas cooperativas da região. A visita, organizada pela Cooptur (Cooperativa Paranaense de Turismo), teve como destino na terça-feira (23/05), o distrito de Entre Rios, em Guarapuava, para conhecer a Agrária.
Museu - Acompanhada pelo Diretor Presidente da Cooperativa, Adam Stemmer, pelo Diretor Secretário, Cristian Abt, e pelo Coordenador de Marketing, Rodrigo Lass, a comitiva iniciou o dia no Museu Histórico de Entre Rios. O espaço é um braço da Fundação Cultural Suábio-Brasileira, da qual a Agrária é mantenedora. Ao visitar a exposição permanente, o grupo pôde conhecer a história dos suábios, o processo de criação da cooperativa e os desafios enfrentados pelos imigrantes e seus descendentes até a consolidação da agroindústria local.
Apresentação - Em seguida, os visitantes assistiram a uma apresentação sobre a conjuntura atual da cooperativa, exemplificada por números de produção, programas internos de gestão e ações de relacionamento com o cooperado. A próxima parada aconteceu na Agrária Malte, onde o grupo esteve na maior Maltaria Comercial da América Latina. O roteiro também incluiu a Cervejaria Experimental e um almoço com cardápio tipicamente suábio.
União - Para Silvio Carlos Ribeiro Vieira Lima, secretário executivo para Assuntos de Agronegócio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, o que mais chama atenção nas cooperativas paranaenses é a união entre os produtores rurais. “Queremos levar algumas ações exitosas que vocês têm aqui para estimular o pessoal lá no Ceará a produzir nesse modelo cooperativista”, declarou.
Potencial - O presidente da Faec (Federação da Agricultura do Estado do Ceará), José Amilcar de Araújo Silveira, lembrou que apesar das dificuldades climáticas, por conta da escassez de chuva na maior parte do ano, seu Estado possui um grande potencial de crescimento no setor agropecuário, já que hoje é o maior produtor de castanha do Brasil, o maior produtor de melão do mundo e responde por 43% da produção nacional de camarão. “Queremos oferecer oportunidades aos pequenos produtores e acreditamos que o cooperativismo é uma boa opção para que isso aconteça”, disse.
Novas possibilidades - De acordo com Cristian Abt, compartilhar a experiência da Agrária é uma maneira de disseminar os princípios do cooperativismo, mas também de enxergar novas possibilidades para a própria cooperativa. “Essa iniciativa da Ocepar (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná) e da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) mostra como o cooperativismo é bastante desenvolvido no sul do Brasil, especialmente aqui no Paraná. Com nossa história de 72 anos, ficamos felizes em poder contribuir para o crescimento do sistema cooperativista. Pudemos conhecer produtores que têm experiências muito diferentes das nossas, o que também nos ajuda a pensar em novas parcerias e novos negócios”, concluiu o Diretor Administrativo da Agrária. (Assessoria de Imprensa Agrária)