Featured

Participação feminina no cooperativismo é tema do Encontro das Mulheres do Agro Cearense

Adegas 171 1

O auditório principal do Seminário Nordestino no Agro (Pecordeste) 2024, no Centro de Eventos do Ceará, foi palco de uma discussão poderosa no sábado (8), durante o último dia do evento. O 2º Encontro das Mulheres do Agro Cearense, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária (Faec) em parceria com o Sistema OCB/CE, reuniu agricultoras e pecuaristas de quase todos os municípios do estado, abrangendo diversos modelos de negócios, como o cooperativista. 

Na abertura do evento, que contou com a presença de Nicédio Nogueira, presidente do Sistema OCB/CE, as participantes destacaram a crescente participação feminina nas atividades de produção rural e enfatizaram o objetivo da atividade: fomentar o protagonismo feminino, contando com a presença de líderes destacadas na política e na economia nordestina. 

Tania Zanella, Superintendente Nacional do Sistema OCB, representou o movimento cooperativista na segunda mesa do evento, abordando o tema "A Força do SENAR/SEBRAE/SESCOOP na Capacitação das Empreendedoras e Cooperativistas do Agro". Zanella destacou o impacto transformador do cooperativismo na produção rural, beneficiando produtores de todos os portes e ampliando oportunidades para as mulheres. "A cooperativa pode ser essa ferramenta de transformação. Precisamos capacitar cada uma de nós para ocuparmos aquilo que nos é de direito. Está provado: onde existe diversidade, existe lucratividade. É mais do que a participação da mulher, agora temos a oportunidade de ver como vamos ocupar este espaço", enfatizou. 

Adegas 123

Ivonisa Holanda, coordenadora do Encontro de Mulheres, ressaltou a importância da parceria entre OCB Ceará, FAEC e Sescoop na realização do evento. "A parceria entre OCB Ceará, FAEC e Sescoop trouxe a possibilidade de realizarmos este evento, que reuniu mais de mil mulheres. Nós agradecemos e vamos continuar fortalecendo essa união", afirmou Holanda. 

O 2º Encontro das Mulheres do Agro Cearense não só evidenciou a força e a determinação das mulheres no setor agropecuário, mas também consolidou um compromisso contínuo com a capacitação e o crescimento dessas líderes, garantindo um futuro mais inclusivo e lucrativo para todos. 

Conteúdos relacionados