
PIX: A revolução no Sistema Financeiro Nacional. Qual o impacto nas cooperativas de crédito?
De acordo com o Banco Central, desenvolvedor do sistema, o PIX vai funcionar 24h, sete dias por semana e 365 dias por ano, trazendo mais competitividade e a eficiência do mercado, reduzindo o custo das transações financeiras e garantindo mais segurança aos usuários. E como o sistema pode influenciar nas Cooperativas de Crédito?
O que é o PIX
Trata-se de uma das maiores inovações da história do Sistema Financeiro Nacional, que trará notórias e inevitáveis mudanças, e mudanças positivas. O novo sistema chega para quebrar barreiras e possibilitar a inclusão de um maior número de pessoas no sistema financeiro, integrando o pagador e o recebedor, sem intermediários, com custos menores para todos. O que implica em crescimento para as instituições financeiras envolvidas no meio, a exemplo das Cooperativas de Crédito. O ramo está pronto para operar com o PIX, que é peça essencial na reconfiguração da competição no mercado financeiro.
Vantagens da novidade
Entre as que mais agradam os usuários está a extinção dos longos períodos para compensação das transações bancárias; boletos demoram até três dias para serem compensados. Mais: as transferências e pagamentos serão realizados 24 horas por dia, todos os dias da semana. O sistema não terá mais a pausa de compensação dos finais de semana. As cooperativas que utilizarem o PIX receberão de forma instantânea.
Basta um simples clique!
E os associados de uma cooperativa de crédito poderão transferir, pagar ou receber imediatamente. Conforme a Pesquisa de Tecnologia Bancária, 74% das transações bancárias são atualmente realizadas em canais digitais. A novidade chega para transformar o atual cenário, deixando-o ainda mais apto e pronto para atender às necessidades dos clientes, em um atendimento ainda mais personalizado.
No Ceará
Para o presidente do Sistema OCB-SESCOPOP/CE, João Nicédio Nogueira, uma das grandes vantagens do PIX para as Cooperativas de Crédito é que não será necessário estabelecer convênios com as instituições de consórcios de serviço público, como de água, luz e telefonia, para que os cooperados efetuem pagamentos, já que agora será tudo automático e direto. O cidadão paga sua conta de luz onde quiser. “Isso significa que vamos crescer, o volume de negócios vai aumentar, acabando com essa história de compensação bancária, diminuindo o fluxo de dinheiro, já que você não vai mais precisar usar papel moeda”, completa. Para ele, a chegada do PIX significa novos tempos “Isso é evolução, tecnologia, segurança e garantia”.