Primeira turma cearense de Mestrado em Gestão de Cooperativas inicia atividades
O Ceará deu um passo importante na formação de lideranças cooperativistas com o início, na última quinta-feira, 15 de agosto, da primeira turma do Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas e Organizações Complexas e Plurais. O curso é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas (PPGCOOP) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), em parceria com o Sistema OCB/CE e o Sescoop/CE.
Voltado para a capacitação de 28 cooperativistas, entre cooperados, colaboradores de cooperartivas e funcionários do Sistema OCB, o mestrado reúne conteúdos focadas em temas essenciais para a gestão moderna no cooperativismo.
O primeiro encontro, realizado em Fortaleza, contou com a presença dos professores da PUC/PR, que vieram ministrar as aulas presenciais. Durante a abertura, houve um momento de integração em que os mestrandos apresentaram seus projetos de pesquisa, compartilhando as áreas em que pretendem inovar e aplicar o conhecimento adquirido.
As primeiras disciplinas que compõem o programa foram ministradas na sexta-feira, 16 de agosto, incluindo análise quantitativa, gestão de serviços, gestão de pessoas, inovação e organizações complexas, ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) e liderança. O ciclo de estudos desta etapa inicial termina hoje, sábado, 17 de agosto, com a disciplina de Metodologia de Pesquisa, marcando o início de uma jornada acadêmica que promete fortalecer a gestão cooperativista no estado.
Com foco na formação de líderes de cooperativas filiadas, o Sistema OCB/CE aponta que este mestrado representa um marco para o cooperativismo cearense, oferecendo uma formação especializada que alia teoria e prática, com o objetivo de transformar as organizações cooperativas e suas lideranças.