Featured

Quais os desafios do cooperativismo brasileiro? O futuro em debate no WCM 2024

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 1

WhatsApp Image 2024 10 15 at 17.11.39

Com foco em discutir os rumos e as oportunidades do movimento cooperativista, a 10ª edição do maior evento cooperativo da América Latina, o World Coop Management (WCM), começou ontem (14), no Minascentro em Belo Horizonte, reunindo líderes, gestores e profissionais do cooperativismo de todo o mundo. O evento, que termina hoje (15), celebra 10 anos de trajetória promovendo debates sobre inovação, sustentabilidade e o papel do cooperativismo no desenvolvimento socioeconômico.

O Sistema OCB/CE participa deste importante encontro com uma delegação de 46 representantes de cooperativas cearenses, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento do setor no Ceará e no Brasil. A presença do cooperativismo cearense no WCM reflete a busca constante por soluções que possam superar os desafios atuais, como a necessidade de adaptação às novas tecnologias, o compromisso com o ESG (ambiental, social e governança), e a inovação como diferencial competitivo.

Logo na abertura do evento, conduzida pelos CEOs Ana e Luiz Branco, as discussões já destacaram a importância de inserir propósito e significado nas atividades das cooperativas. João Branco, ex Vice-Presidente de Marketing do McDonald's, compartilhou sua experiência com a transição de marca para “Méqui”, demonstrando como agregar valor a todos os níveis de um negócio gera impacto positivo. Em seguida, o primeiro WCM Talks trouxe à tona a urgência de preparar as equipes cooperativistas para a revolução da Inteligência Artificial, em uma apresentação conduzida por Fillipo Ghermandi, CEO da Luz.

A temática da sustentabilidade permeou as discussões, com palestras e painéis abordando como as cooperativas podem contribuir diretamente para o desenvolvimento sustentável de suas comunidades. Fritz Fessler, Diretor da Cooperativa para Bens Comuns, destacou o impacto das cooperativas na economia local, e o "Painel SomosCoop ESG", com a participação de Ariel Guarco, Presidente da Aliança Cooperativa Internacional, Helton Freitas, Presidente da Seguros Unimed, e Tânia Zanella, Superintendente do Sistema OCB, apontou as oportunidades e desafios para o cooperativismo ao implementar práticas ESG.

Para finalizar o primeiro dia, Matteo Rizzi, empreendedor e investidor, trouxe reflexões sobre inovação, apontando caminhos incrementais e radicais para as cooperativas. A celebração dos 10 anos do WCM reforçou o espírito de união e colaboração, valores fundamentais para o cooperativismo, que, unidos, podem transformar não apenas suas realidades locais, mas também a economia global.

Com informações do MundoCoop

Conteúdos relacionados