Repasse Metodológico do Diagnóstico Assistido do PDGC tem a participação de analistas do Sistema OCB-Ceará

A ferramenta auxilia as cooperativas na realização de seus diagnósticos de governança e gestão de forma mais adequada e efetiva, com a disponibilização de profissional para assessorar e instruir na execução dos processos. Equipe do Estado compôs a 4ª turma - via Zoom, nos dias 29 a 31/03, 01 e 05 de abril, ao lado de demais técnicos de oito estados. Até o momento, 23 unidades participaram do treinamento, concluído nesta quarta-feira (07).

 

Com o enfoque principal de promover o entendimento dos requisitos constantes dos processos gerenciais de governança, de gestão e dos conceitos a eles relacionados, o Repasse Metodológico do Diagnóstico Assistido do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas - PDGC apresenta exemplos de boas práticas e evidências relacionadas a cada um dos processos, na perspectiva de um diagnóstico mais assertivo. É o que ficou de aprendizado para os analistas do Sistema OCB-CE participantes do treinamento, cuja vivência ampliou a compreensão sobre o modelo de avaliação utilizado no programa: conceitos, processos de aplicação pelos profissionais das diferentes áreas da cooperativa e reflexões acerca dos benefícios.

 

Sobre o Diagnóstico Assistido

Trata-se de uma ferramenta desenvolvida para auxiliar as cooperativas na realização dos diagnósticos de governança e gestão de forma mais adequada e efetiva, que irá auxiliar o grupo técnico do Sistema para o entendimento, com maior exatidão dos processos que serão desenvolvidos em parceria com as cooperativas objetivando o aprimoramento dos processos e conhecimentos de excelência relativa às práticas implantadas, em resposta às oportunidades de melhoria identificadas. A analista de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop Nacional, Heliane Capua Dallapicula, destaca que a iniciativa reforça o papel da unidade estadual na continuidade do Diagnóstico Assistido.

 

“A ideia é contribuir na estruturação dos planos de melhoria, ofertando demais soluções de aprendizagem do Sescoop Estadual frente às oportunidades, estabelecendo cronograma de implementação das soluções e definindo parâmetros de evolução, conforme estratégia da cooperativa”, destaca Heliane. Para ela, um dos resultados também esperados é a definição de uma estratégia de monitoramento do Sescoop nas ações da cooperativa, gerando impactos e desenvolvendo soluções rápidas, eficazes e inovadoras.

 

Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC)

O analista de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB-CE, Joaquim Rodrigues Neto, informa que o programa tem como finalidade o desenvolvimento da autogestão das cooperativas, promovendo a adoção de boas práticas de gestão e de governança, além de ser aplicado por meio de dos instrumentos de avaliação que permitem um diagnóstico objetivo. “O diagnóstico assistido enriquece nossos conhecimentos e auxilia na captação de mais cooperativas para aderirem ao PDGC”. Neto informa que atualmente são em torno de 30 cooperativas participantes, um número pequeno, ainda, comparado às 120 que existem em todo o estado”.

 

Sobre o Repasse Metodológico do Diagnóstico Assistido, ele salienta: “Essa experiência e troca de conhecimento é de extrema importância para a equipe. Se a unidade estadual mantiver o alinhamento, com esse propósito de conquistar mais cooperativas a abraçarem o Programa, todos sairão ganhando. O PDGC é sinônimo de crescimento e de desenvolvimento”.

 

Conteúdos relacionados