Semear cooperação, colher sucesso
Nicédio Nogueira
A agricultura cearense enfrenta ainda grandes desafios para o seu pleno desenvolvimento. Ferramenta reconhecida na superação das dificuldades do setor, o cooperativismo agrícola apresenta-se como solução das mais efetivas, na medida em que um grupo de indivíduos alcança objetivos particulares por meio de um acordo voluntário de colaboração recíproca.
Para fazer frente ao mercado, as cooperativas precisam apresentar bem e vender ainda melhor os seus produtos. Mais que isso, organizar as finanças, não excedendo gastos, evitando desperdícios. De olho nessas dificuldades - e analisando o cenário local, o Sistema OCB Ceará promoveu o IV Seminário Estadual do Ramo Agropecuário, para discutir ações e tomar medidas que viabilizem um processo positivo para o sucesso financeiro, alavancar as vendas pelas cooperativas, garantir preço justo e qualidade dos produtos.
“Controladoria e Marketing: Diferencial Competitivo para as Cooperativas Agropecuárias” foi o tema do encontro, em formato online. Mais do que nunca, estamos atentos à construção de um futuro de cooperação e prosperidade. Promover eventos de capacitação dessa envergadura é municiar as cooperativas de informações que viabilizem a sua sustentabilidade. Entre os diferenciais, tivemos o fornecimento de ferramentas para modelo de negócio, de aplicação prática e possível, apontando-se canais de comercialização com dados reais do cenário brasileiro do agronegócio.
Tratando da controladoria, lições sobre a adoção urgente de novas práticas para a manutenção de uma cooperativa agropecuária organizada, principalmente quando se fala de “negócios financeiros”; só conseguimos controlar algo se temos capacidade e informação para fazê-lo. Do ponto de vista comercial, tratamos da aplicabilidade de ações de marketing nas cooperativas. Falamos ainda do Sistema Estadual de Cadastro de Agricultores Familiares, Empreendedores Individuais e Empreendimentos Representativos – SECAF, um novo sistema de cadastro de agricultores da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará.
O Seminário serviu de trampolim para as cooperativas agrícolas cearenses cada vez mais brilharem.
Nicédio Nogueira – Presidente do Sistema OCB-SESCOOP/CE