Seminário do Cooperativismo no Pecnordeste 2024 debate estratégias para impulsionar o setor
O Sistema OCB/CE realizou nesta sexta-feira, 7 de junho, dentro da programação do Seminário Nordestino do Agronegócio (Pecnordeste) 2024, o Seminário do Cooperativismo. A atividade foi aberta pelo presidente do Sistema OCB/CE, Nicédio Nogueira, que destacou a importância das discussões sobre o modelo de negócio cooperativista comporem a mais importante exposição e ciclo de palestras do agro do Norte e Nordeste.
No primeiro debate, Juliana Faria, Diretora da Cooperativa dos Granjeiros do Oeste de Minas (Cogran) e da Agronegócios Geraldo Xavier (Agroger), falou sobre Empreendedorismo e Liderança Feminina no Cooperativismo. O momento foi mediado por Dorinha Madeira, Analista de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema no Ceará. Em sua fala, Juliana destacou sua trajetória de filha a líder de negócios, desafiando a posição tradicionalmente designada às mulheres na sociedade e ressaltando a grande contribuição delas tanto fora quanto dentro de casa.
Em seguida, Fabíola Nader Motta, Gerente Geral do Sistema OCB, trouxe insights valiosos sobre o impacto do ESG no desenvolvimento do cooperativismo. André Pacelli, Presidente do Sistema OCB/PB, mediou este segundo debate. Para Fabíola, o cooperativismo está profundamente ligada à missão de Governança Ambiental, Social e Corporativa, uma realidade no coop já neste momento.
No período da tarde, Luiz Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, promoveu a discussão sobre Produção Sustentável por meio da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). O debate contou com Raimundo Reis, Zootecnista, Doutor em Forragicultura, Produtor Rural e Digital Influencer. Esta técnica inovadora, segundo Lourenço, "pode ser utilizada em todo o território nacional, inclusive no Ceará e nos demais estados do Nordeste brasileiro".
Na mesa seguinte, o tema abordado foi como as cooperativas podem potencializar a exportação com o apoio da ApexBrasil. Como debatedor, Sérgio Ferreira, Chefe de Operações do Escritório da Região Nordeste da ApexBrasil, explicou que a agência já assessora sete cooperativas no Ceará para processos de exportação, conforme dados de 2023, apostando no crescimento da comercialização do grupo a partir desta estratégia. A mediação deste momento foi de Carlos José Antunes dos Santos, Gerente Comercial da Coamo Agroindustrial Cooperativa.
Por fim, a palestra final trouxe novamente Fabíola Nader Motta, juntamente com Robson Mafioletti, Superintendente da Ocepar/PR, para discutir O Futuro do Cooperativismo e os Impactos da Reforma Tributária. A agenda institucional da representação do cooperativismo esteve em debate, mostrando a necessidade de muita pressão junto ao parlamento para garantir que o ato cooperativo seja integralmente regulamentado na reforma mencionada.
Encerrando o evento, o presidente do Sistema OCB/CE, Nicédio Nogueira, expressou sua satisfação com o sucesso do seminário: "É inspirador ver tantas lideranças e especialistas reunidos para debater temas cruciais para o futuro do cooperativismo. As discussões de hoje reforçam a importância de continuarmos unidos e inovando para fortalecer ainda mais nosso setor", finaliza o dirigente.