SENAR-CE premia os melhores desempenhos do Programa Agrinho 2019

O Programa elegeu os 10 melhores trabalhos em cinco categorias, além do município destaque. Solenidade no La Maison Coliseu, na manhã de sexta-feira (22/11), teve caravanas de estudantes, professores e coordenadores de escolas da rede pública de ensino de diversos municípios do estado.



O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-CE promoveu a entrega de prêmios aos alunos e professores de 600 escolas da zona rural do Ceará que participaram do concurso do Programa Agrinho edição 2019. Precisamente, 72.687 alunos e 5.250 professores de 45 municípios participaram. O tema “Agrinho de mãos dadas com o Cooperativismo” levou a ideia da cooperação a quase todo o estado.

No pronunciamento de abertura do evento, o presidente da FAEC e Conselheiro de Administração do SENAR-CE, Flávio Viriato Saboya, disse que o tema do Cooperativismo não poderia ter sido mais oportuno, “dada a importância cada vez maior da cooperação em todas as áreas, especialmente na agropecuária”. Em sua fala, o secretário de Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno, parabenizou o sistema FAEC/SENAR pela iniciativa, explicando que o Brasil é a oitava economia do mundo e que a área mais dinâmica é a agropecuária. Para ele, o tema Cooperativismo é fundamental neste instante.

Os ganhadores

Na categoria “Desenho da 2a e 3a série”, os vencedores foram Isla Barbora da Silva e Maria Salete Nogueira, aluna e professora, respectivamente, do município de Ocara. O segundo lugar da categoria foi para a aluna Maísa do Nascimento e sua professora Adriana Sousa, de Beberibe.

Na categoria “Redação”, com o tema “O cooperativismo pode melhorar a vida da comunidade”, os ganhadores do 4° e 5° ano foram a estudante Sarah Kauanny e a Profa. Cleide Braz, de Iguatu; o estudante Emanuel Nobre e a Profa. Maria Euzirene, de Ibicuitinga ficaram em segundo lugar.

Os vencedores do 6° e 7° anos, com o subtema “O cooperativismo na perspectiva de um mundo melhor”, foram o estudante José Marcelo Paiva e a Profa. Maria Ravene, de Palmácia; Maria Isadora Marinho e o Prof. Laudenir Soares Costa, de Boa Viagem ficaram no segundo lugar.

Os ganhadores do 8° a 9° anos do ensino fundamental, com o subtema “O cooperativismo pode melhorar a vida da comunidade?”, foram o aluno Israel da Silva Rebouças e o Prof. José de Fátima Almeida Silva; a aluna Diêice Kélvia e o Prof. Airton Araújo dos Santos, de Viçosa do Ceará, conquistaram o segundo lugar.

Na categoria Experiência Pedagógica, a premiação maior foi para as professoras de Cascavel Fernanda Lemos (primeira colocada) e Vilma Holanda dos Santos (segunda colocada). O Município Agrinho de 2019 é Quixeré. Os gestores municipais também receberam computadores para as escolas participantes.

O brilho do Cooperativismo

O presidente do Sistema OCB/SESCOOP/CE, João Nicédio Alves Nogueira, afirma que o Programa Agrinho é um grande divisor de águas para o Ceará, tendo atendido aproximadamente 2 milhões e 700 mil alunos da zona rural do estado desde que chegou ao estado. “O Programa já tem 23 anos de atuação no Brasil, sempre com exitosos resultados. Agora, a bem-sucedida experiência cooperativista no Ceará foi seu foco”. E a boa notícia aos vencedores: os 10 melhores desenhos, as 30 melhores redações e os 10 relatórios das escolas municipais campeãs serão enfeixados em livro a ser editado pelo Sistema OCB/SESCOOP/CE.

O Agrinho

É um programa de responsabilidade social do SENAR-CE, braço educativo da FAEC, e tem como objetivo levar para o debate entre alunos e professores da zona rural temas de interesse do campo. No primeiro semestre, os alunos estudam sobre o tema escolhido e, no segundo, participam dos concursos.

Conteúdos relacionados