Sistema OCB/CE e Embrapa discutem valorização do café nordestino
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 2
Na manhã do dia 27 de março, o Sistema OCB/CE recebeu representantes da Embrapa Alimentos e Territórios para uma reunião dedicada à valorização dos alimentos regionais, com foco na retomada e no desenvolvimento da cafeicultura no Nordeste. O encontro teve como pauta principal a construção de estratégias para impulsionar a produção de cafés especiais, com alto valor agregado e baseados em sistemas de produção sustentáveis, de baixo carbono e com responsabilidade social e ambiental.
Participaram da reunião, pela Embrapa Alimentos e Territórios, o chefe de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Ricardo Elesbão Alves, os analistas Aluísio Goulart Silva e Renata Silva. Também esteve presente o deputado federal Xico Graziano, que contribuiu com o debate sobre políticas públicas e incentivos para a cadeia produtiva do café.
O encontro contou ainda com a presença da equipe do Sistema OCB/CE: o superintendente Josá Aparecido dos Santos, o gerente de Inovação, Manfredo Lins e Silva, o analista Givanilson Rodrigues e o presidente João Nicédio Alves Nogueira.
A reunião foi marcada por um rico brainstorm entre as equipes técnicas, visando à construção de uma estratégia conjunta entre o cooperativismo e os centros de pesquisa para fortalecer a produção de cafés nordestinos com identidade territorial. A ideia é resgatar a tradição do café na região, agregando inovação tecnológica, boas práticas agrícolas e valorização da biodiversidade local.
Segundo o gerente de Inovação do Sistema OCB/CE, Manfredo Lins e Silva, “a discussão foi muito proveitosa. Boas ideias surgiram para a elaboração de uma estratégia assertiva para o cooperativismo e a cadeia produtiva do café na Região Nordeste”.
A parceria entre o Sistema OCB/CE e a Embrapa busca ampliar as oportunidades para pequenos produtores e cooperativas agropecuárias, fortalecendo o papel do cooperativismo na geração de valor e na promoção da sustentabilidade no campo.