Sistema OCB/CE e representantes do Projeto São José discutem possibilidades de parceria para a agricultura familiar
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 3
O Sistema OCB/CE recebeu, na última sexta-feira (08/08), representantes do Projeto São José para um diálogo inicial sobre oportunidades de cooperação voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar no Ceará. A reunião integra a fase de escuta e levantamento de propostas para a quinta etapa da iniciativa (PSJ V), que está em fase de planejamento.
Criado em 1995 e executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) com apoio do Banco Mundial, o Projeto São José é uma política pública voltada à melhoria das condições de vida no meio rural. Ao longo de quase três décadas, promoveu ações de inclusão produtiva, acesso à água, infraestrutura e apoio a atividades agrícolas.
O encontro no Sistema OCB/CE teve como foco identificar desafios, mapear soluções e avaliar pontos de convergência entre o cooperativismo e as estratégias previstas para o novo ciclo do projeto. A conversa foi orientada por cinco questões: atuação da OCB/CE junto à agricultura familiar; principais desafios do meio rural cearense; soluções inovadoras aplicáveis ao desenvolvimento cooperativista; possíveis contribuições ao PSJ V; e resultados esperados com a execução das ações.
Entre os temas levantados, estiveram a organização produtiva e gerencial, o acesso a crédito e assistência técnica, a agroindustrialização, o uso de energias renováveis, a digitalização de processos e a inclusão produtiva da juventude rural.
O gerente de Inclusão Econômica Sustentável do Projeto São José, João Nogueira, destacou a importância de considerar novas práticas: “Estamos à procura de ideias para não cometer os erros do passado”.
Participaram da reunião, pelo Projeto São José: João Nogueira (gerente de Inclusão Econômica Sustentável), Felipe Sindeaux e Regina Cavalcante (técnicos da Gerência). Pelo Sistema OCB/CE: Nicédio Nogueira (presidente), José Aparecido dos Santos (superintendente), Manfredo Lins (gerente de Inovação), Oswaldo Vieira (gerente de Desenvolvimento de Cooperativas), Givanilson Rodrigues (analista de Projetos) e Joaquim Neto (analista de Desenvolvimento de Cooperativas).
Case da Coopenort
Além dos citados, representantes da Cooperativa Agropecuaria dos Agricultores Familiares da Regiao Norte do Ceará (Coopenort) marcaram presença. O diretor-presidente Daniel Souza e o diretor de Produção Jonas Fontenele compartilharam a experiência da cooperativa na organização de produtores rurais e no acesso a mercados, contribuindo com exemplos práticos que podem inspirar ações no novo ciclo do PSJ.