Featured

Sistema OCB/CE e TCE Ceará discutem parceria para combater fraudes em cooperativas

WhatsApp Image 2024 05 17 at 15.18.26 9

O diretor do Sistema OCB/CE, Eduardo Vidal, e o gerente jurídico da entidade, André Fontenelle, reuniram-se na manhã de hoje (17/05) com o presidente do Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE), Rholden Queiroz.

O objetivo principal deste encontro, convocado pela representação cearense do cooperativismo, foi debater a criação de uma parceria com o TCE, responsável pela fiscalização dos bens e recursos públicos estaduais e municipais, visando combater fraudes e outras práticas ilícitas perpetradas por cooperativas falsas ou fraudulentas atuantes no Ceará.

Um dos resultados-chave da reunião foi a decisão de estabelecer um acordo de cooperação entre o Sistema OCB/CE e o TCE-CE, visando a realização de ações conjuntas. Além disso, o presidente Rholden Queiroz propôs a formação de um grupo de trabalho envolvendo outros órgãos de fiscalização, como o Ministério Público Estadual do Ceará (MP-CE) e o Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE), considerando a natureza multifacetada das infrações legais, abrangendo aspectos cíveis, criminais e trabalhistas.

A reunião contou com a presença do diretor do TCE, Fausto Silva, e dos assessores Luciana Queiroz e Nikael Almeida, que compartilharam dados de investigações previamente conduzidas pelo tribunal, os quais poderão ser posteriormente analisados pelo órgão representativo do setor no estado.

WhatsApp Image 2024 05 17 at 15.18.26 3

Para Eduardo Vidal, a cooperação com o TCE Ceará é estratégica para fortalecer as cooperativas constituídas em conformidade com a legislação e os princípios do modelo de negócio cooperativista. "Essa parceria tem como objetivo principal unir esforços para combater a prática irregular do cooperativismo no Ceará", ressalta o dirigente.

Já André Fontenelle, que apresentou a estrutura organizacional do cooperativismo e os marcos legais do setor durante a reunião, enfatizou a importância de esclarecer às diversas instituições públicas que "uma cooperativa não é uma empresa terceirizada. Não possui dono. A cooperativa é formada por um grupo específico de profissionais ou prestadores de serviços que se unem para promover desenvolvimento, renda, respeito aos direitos dos profissionais e justiça social", destacou o advogado.

 

Fotos: Leo Maia/TCE

Conteúdos relacionados