Sistema OCB/CE visita unidades nacional e do Espírito Santo para troca de experiências
Entre os dias 9 e 12 de abril, uma comitiva do Sistema OCB/CE visitou as unidades nacional, em Brasília, e a do Espírito Santo da entidade. O objetivo da agenda foi promover uma troca de experiências sobre a atuação das organizações em diversas áreas.
Participaram da delegação do Ceará José Aparecido dos Santos, superintendente do Sistema OCB/CE, Givanilson Rodrigues, analista de projetos, Roberta Feitosa, analista de relações institucionais, e Rafael Mesquita, analista de comunicação social. Os três analistas são recém-chegados à unidade cearense.
Na agenda em Brasília, houve rodadas de conversas com as gerências de comunicação social, desenvolvimento de cooperativas e relações institucionais. Além disso, os cearenses acompanharam atividades que aconteceram no Congresso Nacional e no Banco Central do Brasil.
Após as atividades na Capital Federal, o grupo seguiu para o Espírito Santo no dia 11 de abril. Membros da Gerência de Relações Institucionais do Sistema OCB também foram à terra capixaba para acompanhar e mediar o intercâmbio de experiência entre as duas coirmãs. Entre eles estava o coordenador de Relações Governamentais da organização, Eduardo Queiroz, acompanhado dos analistas João Penna e Thereza Raquel.
O superintendente José Aparecido já acompanhava à distância o trabalho realizado pelo Sistema OCB/ES, o que o motivou a contatar o Sistema OCB para organizarem uma visita ao Espírito Santo. “Nós sabíamos que estaríamos vindo aqui como alunos, para conhecer. Conhecer não só o que é feito, mas o empenho das pessoas, o compromisso que elas têm”, refletiu.
Os diversos setores da Casa do Cooperativismo Capixaba também foram apresentados. Na agenda, incluída visita à Comissão Permanente do Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Espírito Santo e à Câmara e Prefeitura de Serra, cidade cuja experiência é avaliada positivamente no desenvolvimento das relações políticas para o fortalecimento das cooperativas.
De volta ao Ceará, os analistas irão trabalhar na consolidação de um planejamento para seus setores, levando em consideração todas as informações e aprendizados do intercâmbio realizado.