Sistema OCB Ceará inicia Instrução Prática Assistida na Cooperativa Agropecuária COOPEMOVA

Com o objetivo central de elaborar um planejamento comercial e marketing com possibilidade de cumprido na prática assistida, o plano de ação na COOPEMOVA entrou em execução no dia 17 de março, com a presença das Analistas de Desenvolvimento de Cooperativas, Vládia Silva e Valesca Braga, junto ao instrutor credenciado do Sescoop, Bruno Leitão, que foi conhecer as instalações da cooperativa, seu mercado de atuação, a disponibilidade de recursos e sua capacidade técnica de realização das ações.

 

Seguindo um cronograma já definido, a IPA-Instrução Prática Assistida em Desenvolvimento de Mercados, deverá encerrar-se em junho de 2022 com os recursos disponíveis e previstos no plano em elaboração junto a diretoria, cooperados e coadoradores, divididos em quatro etapas, que contemplam:

1ª Etapa – Diagnóstico e Brainstorming

2ª Etapa – Construção compartilhada

3ª Etapa – Apresentação do Plano 

4ª Etapa – Execução do Planejamento Comercial 

 
A importância do PDGC para a Cooperativa

O trabalho tem como insumo o plano de melhoria que a COOPEMOVA desenvolveu através da avaliação de diagnósticos promovidos Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). A Analista de Desenvolvimento de Cooperativas, Vládia Silva, ressalta a importância da participação das Cooperativas no PDGC, tendo em vista que esse acompanhamento foi iniciado com base na leitura dos indicadores gerados pelo programa. “A COOPEMOVA já caminha para o seu terceiro ano no PDGC, idealizado pelo Sescoop, voltado ao desenvolvimento da autogestão das cooperativas. Seu objetivo principal é promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas”. Vládia Silva também explica que o programa tem sido aplicado com acompanhamento das analistas, apesar de ser uma autoavaliação, permitindo uma melhor identificação das demandas e necessidades da cooperativa. É realizado em ciclos anuais, visando à melhoria contínua a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado.

 

Benefícios do PDGC

Ao participar do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, a cooperativa obterá os seguintes benefícios:

  • Verificação da sua conformidade em relação aos principais requisitos da Lei 5.764/71;

  • Conhecimento do grau de maturidade de suas práticas de governança e gestão com base em modelo referencial construído a partir das boas práticas de governança e do Modelo de Excelência da Gestão;

  • Oportunidade de reflexão sobre suas práticas de gestão por meio do processo de autoavaliação;

  • Relatórios com pontos fortes e oportunidades para melhoria de sua situação legal, suas práticas de governança e gestão, possibilitando a construção de planos de melhoria para o aumento da competitividade e da sustentabilidade;

  • Promoção do aprendizado organizacional, desenvolvendo a cultura da excelência;

  • Desenvolvimento da visão sistêmica dos dirigentes.

 

COOPEMOVA no Projeto de Intercooperação-MAPA e Sistema OCB

O acompanhamento à COOPEMOVA está previsto no Projeto Eixo Intercooperação, resultado da parceria da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo SAF do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- MAPA, da Organização das Cooperativas Brasileiras OCB, e do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura IICA. O Projeto Eixo Intercooperação foi desenvolvido no âmbito do Programa Brasil Mais Cooperativo, que engloba as ações de incentivo ao cooperativismo agropecuário no âmbito MAPA, com os principais objetivos de aprimorar a gestão cooperativa e acesso a mercados iniciado em de 2021.

O projeto foi formado por cooperativas do Nordeste com contribuição de cooperativas parceiras do Sul, tendo como principal objetivo a promover a intercooperação como estratégia para fortalecer negócios cooperativos, aprimorar processos tecnológicos e fomentar novas oportunidades de mercados.

 

Soluções de Desenvolvimento

O Sistema OCB vem executando suas atividades,  com maior ênfase, baseado nos diagnósticos gerados por seus programas e por orientações para atuação técnica e a forma de abordagem para estreitamento de sua análise com a cooperativa.  Através deste monitoramento a aplicação de soluções para o desenvolvimento organizacional na COOPEMOVA foi possível identificar.

  

 

Conteúdos relacionados