Sistema OCB Ceará promove o IV Seminário Estadual do Ramo Agropecuário em modo online

Evento, na tarde de quinta-feira (3/12), discutiu ações e medidas para organizar as finanças e alavancar as vendas das cooperativas, com significativa participação de internautas. Palestra de Gustavo Bernardes; demais explanações pelos convidados Bruno Leitão e Walmir Severo.

 

“Controladoria e Marketing: Diferencial Competitivo para as Cooperativas Agropecuárias” foi o tema da live transmitida pelo Canal do Sistema OCB Ceará no YouTube, com 4 horas de duração e a participação de convidados de renome do ramo agropecuário no Brasil, tratando do cenário atual. O evento, seguindo as recomendações sanitárias (em função da pandemia), foi realizado de forma online, diferentemente das edições anteriores.

 

Qualificação sempre

O Superintendente do Sistema OCB Ceará, Aparecido dos Santos, destacou a relevância do encontro, já na quarta edição, a presença do palestrante, de convidados e internautas, que agradeceu pela disposição de acompanhar o evento em novo formato. “É de grande valia o cuidado do Sistema com a capacitação dos membros das cooperativas, por meio de eventos, cursos e atendimentos na área cooperativista, econômica etc.”, completou.

 

Maior competitividade

Vládia Silva, Analista de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/CE, informou que o objetivo do Seminário é trazer à discussão temas atuais e determinantes para o desenvolvimento do Ramo Agro no estado do Ceará.  “A escolha não foi aleatória. É a soma de ideias para que proporcionemos às cooperativas oportunidade de chegarem mercado mais competitivas. O aprendizado de que tanto necessitam é fruto de parcerias e de cooperação”, lembrou.

 

O Analista Técnico e Econômico da OCB Nacional, João Pietro, apresentou o cenário do Agropecuário no Brasil e compartilhou suas experiências, abordando a representatividade da instituição, com seus conselhos, comissões e fóruns específicos no Ramo Agro.

 

Necessidade de controle

O palestrante Gustavo Bernardes, Mestre em Ciências Contábeis (MBA em Controladoria e Especialista em Gestão de Cooperativas), ressaltou a necessidade de adoção de novas práticas para manter uma cooperativa agropecuária bem organizada, principalmente quando se fala de “negócios financeiros”. O tema escolhido revela a necessidade dessa observância, tendo em vista a experiência de Gustavo em prestar assistência às cooperativas na OCB/SESCOOP. “Existem diversas motivações para falar do tema. Analisando a situação de diversas cooperativas agropecuárias, percebo a grande carência de controles. E só conseguimos controlar algo se temos capacidade e informação para fazer isso; se não tenho, o bom controle não existe”.

 

Marketing para Cooperativas

Bruno Leitão, Mestre em Administração, Especialista em Marketing e em Gestão de Cooperativas, enriqueceu a tarde de aprendizados com dicas valiosas a respeito da aplicabilidade de ações do Marketing nas Cooperativas. “A ideia é ter um relacionamento muito mais próximo com o cliente da cooperativa, saber oferecer e apresentar os nossos produtos, valorizar a nossa marca”. E completa: “Devido à pandemia, nos deparamos com desafios inéditos, que fecharam a porta de muitos negócios. Esse seminário serve como um guia prático de como as cooperativas devem se desviar da crise ocasionada pela Covid-19”.

 

Novidades para as cooperativas

Walmir Severo, Coordenador de Assistência Técnica e Extensão Rural do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável – PDRS na Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará também participou. Em pauta, o Sistema Estadual de Cadastro de Agricultores Familiares, Empreendedores Individuais e Empreendimentos Representativos - SECAF, desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará-SDA. Severo se dispôs a ajudar as cooperativas a se familiarizarem com o novo sistema de cadastro de agricultores e o portal disponibilizado pelo estado para vendas.

 

"Controles confiáveis"

O presidente do Sistema OCB Ceará, Nicédio Nogueira, agradeceu a participação do público via chat da transmissão e a presença dos palestrantes e convidados. Salientou que as explanações foram esclarecedores e devem ser adotadas como rotina nas cooperativas. “Precisamos ter informação segura para tomar decisões, em quaisquer negócios. Para isso, precisamos de controles confiáveis. Essas situações apontam para uma contabilidade gerencial firme. Tudo está interligado, e isso é muito importante para as cooperativas”.


Confira a Live na íntegra clicando aqui.

Conteúdos relacionados