Featured

Vozes do Cooperativismo apresenta a experiência da COOPAFBE no fortalecimento da agricultura familiar

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 1

COOPAFBE

A edição da última quarta-feira (28) do programa Vozes do Cooperativismo, apresentado pelo jornalista do Sistema OCB/CE, Rafael Mesquita, destacou o cooperativismo como estratégia de mercado para a agricultura familiar, a partir da experiência da Cooperativa dos Produtores e Agricultores Familiares de Beberibe (COOPAFBE), referência no Litoral Leste do Ceará.

Participaram do programa Sonayra Monteiro, presidenta da cooperativa, e Juan Cordeiro, diretor financeiro da COOPAFBE, que apresentaram a trajetória de organização, crescimento econômico e impacto social da iniciativa no município de Beberibe.

Criada há três anos, a COOPAFBE surgiu da união inicial de 24 agricultores familiares e atualmente reúne 41 cooperados e cooperadas. A formalização da cooperativa permitiu ampliar a produção, estruturar a comercialização e acessar novos mercados, superando os limites do município e alcançando programas e compradores em âmbito regional e estadual.

A formação da cooperativa foi muito desejada e sonhada. Entendemos que sozinhos não conseguiríamos avançar. A organização coletiva nos permitiu planejar, dividir custos, reduzir despesas e aumentar a rentabilidade”, destacou Sonayra Monteiro, presidenta da COOPAFBE.

Além dos cooperados, a atuação da cooperativa impacta direta e indiretamente cerca de 250 famílias, envolvendo trabalhadores da colheita, do beneficiamento e do processamento agroindustrial. Esse conjunto de atividades fortalece a economia local e garante geração de renda ao longo de todo o ano.

Entre os produtos que simbolizam esse avanço está a cajuína, bebida tradicional cearense que ganhou escala produtiva, padronização e novos mercados a partir da atuação da cooperativa. Derivada do caju, principal cultura da COOPAFBE, a cajuína tornou-se um dos produtos estratégicos do empreendimento, agregando valor à produção, ampliando o período de comercialização e fortalecendo a identidade regional.

Ao lado da cajuína e da polpa de caju, a cooperativa também comercializa frutas, hortaliças, legumes e tubérculos, garantindo diversidade produtiva e maior segurança econômica aos agricultores familiares, inclusive fora do período da safra do caju.

A diversificação da produção, aliada ao beneficiamento do caju com produtos como a cajuína, garante segurança para o produtor e para o mercado, além de permitir renda contínua e planejamento ao longo do ano”, explicou Juan Cordeiro, diretor financeiro da cooperativa.

A organização coletiva também possibilitou o acesso a contratos públicos, com fornecimento para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), atendendo escolas municipais e estaduais, além de instituições como o Exército e a Marinha.

Somente em 2025, a COOPAFBE movimentou cerca de R$ 1,3 milhão em contratos, beneficiando diretamente as famílias cooperadas. Para 2026, a projeção inicial já aponta R$ 1 milhão contratado, com expectativa de crescimento a partir da ampliação de mercados e da celebração de novos acordos.

Durante o programa, os convidados também ressaltaram o papel do Sistema OCB/CE no processo de formalização e fortalecimento da cooperativa, por meio de orientações técnicas, capacitações, diagnósticos de gestão e apoio à participação em feiras e rodadas de negócios. Nesse contexto, Rafael Mesquita destacou a realização, em setembro, da primeira feira exclusiva do cooperativismo no Ceará, promovida pelo Sistema OCB/CE, que reunirá os oito ramos do cooperativismo em um grande espaço de exposição, negócios e troca de experiências.

A iniciativa será uma vitrine estratégica para ampliar a visibilidade de cooperativas como a COOPAFBE e fortalecer ainda mais o setor no estado”, afirmou Rafael Mesquita. 

Parcerias institucionais, como com o Centro Universitário UniFanor Wyden, também têm contribuído para ações de inovação, marketing e valorização da cajuína como produto regional de identidade, qualidade e potencial de mercado.

A trajetória da COOPAFBE evidencia como o cooperativismo agropecuário fortalece a agricultura familiar, amplia oportunidades comerciais, gera renda e promove desenvolvimento econômico sustentável no interior do Ceará, conectando tradição, organização coletiva e inovação.

O Programa Vozes do Cooperativismo é uma parceria entre o Sistema Jangadeiro e o Sistema OCB/CE e vai ao ar semanalmente às quartas-feiras na BandNews FM Fortaleza (101,7 FM), às sextas-feiras na Nordeste TV — Fortaleza (canal 27.1) e Sobral (canal 48.1) — e aos sábados pela manhã na TV Jangadeiro (canal 12.1). O conteúdo também está disponível no YouTube, pelos canais Jornal Jangadeiro e Sistema OCB/CE.

Para acompanhar o programa desta semana na íntegra, acesse aqui. Para mais informações, siga o @sistemaocbce nas redes sociais.

Conteúdos relacionados