Sistema OCB/CE busca aprovação para Mestrado em Gestão de Cooperativas junto à Capes/MEC
O presidente do Sistema OCB/CE, Nicédio Nogueira, acompanhado dos analistas de desenvolvimento de cooperativas, Sandra Pereira, de relações institucionais, Roberta Feitosa, e de comunicação, Rafael Mesquita, reuniu-se na última quarta-feira, 15 de maio, em Brasília, com o diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Antonio Gomes.
O encontro, que contou com a presença de representantes do órgão educacional, abordou a solicitação de autorização para a criação de uma turma do Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas, proposta pelo Sistema OCB Ceará, atualmente em processo de análise pela Capes. Este curso faz parte do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas e Organizações Complexas e Plurais (PPGCOOP) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em colaboração com o Sistema Ocepar, representante do cooperativismo no Paraná.
O processo de aprovação desta turma, liderado pelo cooperativismo cearense e aberto para inscrições de estudantes de todo o Nordeste, encontra-se em fase final de análise. Durante a reunião, Nicédio Nogueira e Sandra Pereira informaram que todas as adaptações solicitadas foram realizadas e agora aguardam a decisão final da Diretoria de Avaliação.
O professor Antonio Gomes, natural do Ceará e docente licenciado da Universidade Federal do Ceará (UFC), comprometeu-se, juntamente com sua equipe, a agilizar o processo para viabilizar a seleção dos cursistas de 2025 ainda neste semestre.
"Estamos ansiosos pela aprovação final deste curso pioneiro, que em breve proporcionará formação de mestrado para o cooperativismo nordestino, uma iniciativa inédita em colaboração com a PUCPR e a Ocepar, da qual temos o orgulho de liderar a partir do Ceará", destaca o presidente do Sistema OCB/CE.
Saiba mais sobre o Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas:
O curso atende a uma demanda do cooperativismo cearense, que buscava estudos científicos para aprimorar a gestão das organizações, representando um passo adiante em relação às bem-sucedidas turmas de especialização em gestão no setor. Nos últimos meses, a proposta tem sido desenvolvida em estreita colaboração com a PUCPR e o Sistema Ocepar.
Único em seu gênero na América Latina, o PPGCOOP agora chegará ao Nordeste, oferecendo aos alunos a oportunidade de desenvolver suas habilidades gerenciais empreendedoras, prestar consultoria interna ou externa, desempenhar funções de direção ou gerência, além de lecionar em escolas e/ou instituições de ensino superior no campo da Gestão e Cooperativismo.